O melhor pedaço da Maçã.

Chefão do Instagram prefere Android ao iOS; Threads foi feito em 5 meses

Meta
Adam Mosseri

Quem lembra de quando a discussão sobre qual sistema operacional móvel é melhor dominava comunidades online? Cerca de dez anos atrás, era certamente mais comum encontrar em vários espaços da internet acalorados debates com defensores apaixonados tanto do iOS quanto do Android — e parece que o Threads, rede social em nascimento do Instagram, está sendo o palco de uma “reprise” desses momentos dessa época do ciberespaço.

Publicidade

Isso porque, como trouxe o AppleInsider, ninguém menos que o chefe do Instagram, Adam Mosseri, fez um post no Threads reavivando a disputa entre iOS e Android. Em resposta a outra postagem do YouTuber Marques “MKBHD” Brownlee, que conclama as pessoas a darem opiniões polêmicas sobre tecnologia, Mosseri disse apenas que “o Android é agora melhor que o iOS”.

Como o comentário foi bastante breve, não se sabe se ele simplesmente quis dizer que um sistema é melhor que o outro, ou que um dos softwares é mais favorável para o desenvolvimento do Instagram/Threads. De qualquer modo, é notável como Mosseri quis passar alguma mensagem de crítica ao sistema da Apple, inclusive com a vagueza do post.

A motivação da fala do chefe do Instagram também pode ser discutida. Sabemos que a Meta tem as suas diferenças com a Apple em assuntos como metaverso e, em especial, anúncios e restrições de rastreamento da Maçã. É possível, então, que essa “cutucada” no iOS tenha sido mais um capítulo dessas disputas.

Publicidade

De qualquer forma, também podemos entender que o lançamento de um aplicativo do Instagram para iPad continua sendo algo distante de se tornar realidade. O próprio Mosseri já havia dito no ano passado que tal possibilidade não seria concretizada, já que não haveria um número de usuários grande o suficiente demandando-a.

Ainda que Mosseri considere o Android superior ao iOS, é notável como o Instagram ainda tem um funcionamento melhor nos iPhones do que em smartphones com o sistema do robozinho, principalmente no que tange à qualidade da gravação de Stories.

Desenvolvimento do Threads

Além de reavivar polêmicas, o chefão do Instagram respondeu a algumas perguntas sobre o Threads nos Stories de sua conta da rede social. Conforme notado pela BGR, ele disse que a diminuição no engajamento está dentro das expectativas, mas ainda aquém do que a rede precisa, sem negar que de fato houve uma queda no número de usuários ativos.

Publicidade

Além disso, o executivo revelou uma informação muito interessante: segundo ele, o Threads foi desenvolvido em apenas cinco meses, por um pequena equipe. Também de acordo com Mosseri, o lançamento ocorreu antes do que eles estavam planejando, por terem achado que “a janela estava fechando”.

Ou seja, ao que parece, a decisão de lançar a nova rede ocorreu logo após a limitação do número de tweets que poderiam ser visualizados por dia no Twitter, que foi implementada no dia 1º de julho. Mesmo não contando com tantos recursos e com o engajamento em baixa, a rede fez sucesso e agora tem um caminho a trilhar no futuro em busca da consolidação no mercado.


Ícone do app Threads, an Instagram app
Threads, an Instagram app de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 323.0 (127 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple suspende venda de carregador da mophie após reclamações [atualizado]

Próx. Post

Threads para iOS ganha aba Follows, traduções e mais; DMs a caminho?

Posts Relacionados