O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MacBook e iPad usando o Sidecar

O que é e como usar o Sidecar?

O Sidecar foi lançado com o macOS Catalina e o iPadOS 13

Apesar de a maioria das pessoas se contentar com apenas uma tela em seu computador, não é raro vermos por aí algumas usando um — ou até mais de um — monitor extra.

Publicidade

Isso acaba otimizando o trabalho de muita gente, já que é possível exibir um conteúdo diferente da sua tela principal — ou até mesmo espelhá-lo, dependendo da escolha.

Contudo, a compra de um segundo monitor pode se tornar cara em alguns casos (dependendo da configuração escolhida, por exemplo); ou o seu ambiente não é lá dos maiores para comportar uma outra tela. Para facilitar isso, a Apple disponibiliza, desde 2019 uma tecnologia chamada Sidecar.

O que é o Sidecar?

O Sidecar possibilita que você use o seu iPad como um monitor externo do Mac, inclusive fazendo com que toda a interface gráfica do macOS seja “transportada” para o tablet. É possível não só fazer dele uma segunda tela, como também espelhar todo o conteúdo que está sendo mostrado no Mac no momento.

Publicidade

O bacana é que essa funcionalidade pode ser usada tanto com fio (com o iPad conectado ao Mac via cabo) quanto sem.

O meu Mac e iPad são compatíveis?

É importante ficar atento que o Sidecar está disponível apenas em certos modelos de Macs e iPads. Além disso, ambos os dispositivos precisam necessariamente ter essa compatibilidade — não basta, por exemplo, ter apenas um iPad compatível e o Mac não.

Veja se os seus se encaixam:

iPads com o iPadOS 13 ou posterior

  • iPad (6ª geração ou posterior)
  • iPad Air (3ª geração ou posterior)
  • iPad mini (5ª geração ou posterior)
  • iPad Pro (todos os modelos)

Macs com o macOS Catalina ou posterior

  • MacBook (modelos lançados em 2016 ou posteriores)
  • MacBook Air (modelos lançados em 2018 ou posteriores)
  • MacBook Pro (modelos lançados em 2016 ou posteriores)
  • iMac (modelo lançados em 2017 ou posteriores) ou iMac com tela Retina (27″, final de 2015)
  • iMac Pro
  • Mac mini (modelos lançados em 2018 ou posteriores)
  • Mac Pro (modelo lançado em 2019)
  • Mac Studio

Além desses requisitos, os dois aparelhos também precisam estar com as sessões iniciadas no mesmo ID Apple e com a autenticação de dois fatores ativada. Dependendo de como você estiver usando o Sidecar (com ou sem fio), também há alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta:

  • Para o Sidecar sem fio: o iPad e o Mac precisam estar próximos, a uma distância de até 10 metros — além de estarem com o Bluetooth, o Wi-Fi e o Handoff ativados. No mais, o iPad não deve estar compartilhando a conexão celular e o Mac não deve estar compartilhando a conexão de internet.
  • Para o Sidecar com fio: para usar o Sidecar com fio, é preciso que o iPad esteja configurado para confiar no Mac. Para fazer isso, conecte o iPad pela primeira vez ao Mac e desbloqueie -o. Depois, clique em “Confiar” (ou, se estiver usando o iTunes no Mac, clique em “Continuar”. Feito isso, confirme a ação tocando em “Confiar” no iPad.

Como usar o Sidecar

Para usar o Sidecar na prática, certifique-se de que o iPad esteja por perto (ou conectado ao computador). Abra as Preferências do Sistema no Mac e clique em “Sidecar”. Selecione o seu iPad no menu suspenso, localizado no canto inferior esquerdo da janela.

Feito isso, o iPad vai estender a tela do seu Mac automaticamente e você já poderá usar o conjunto para otimizar o seu trabalho.

Publicidade

No iPad, uma das primeiras coisas que você vai notar é a presença de uma barra lateral esquerda com alguns ícones. Por lá, você poderá usar os comandos mais essenciais do Mac (como o ⌘ command e ⇧ shift, por exemplo) para um acesso mais rápido via toque ou usando o Apple Pencil.

Alguns aplicativos também suportam a finada Touch Bar. Mesmo que o seu Mac não tenha esse componente, ela aparecerá na tela do iPad para facilitar o seu uso.

Publicidade

Caso o app seja compatível com ela, mas não esteja aparecendo no tablet, você pode ativá-la indo até Preferências do Sistema » Mission Control e verificando se a opção “As telas possuem Spaces separados” está ativada.

Se quiser, é possível desativar a Touch Bar, a barra lateral ou até usar o toque duplo no Apple Pencil (2ª geração) para ações personalizadas:

  • Em Macs com o macOS Catalina ou Big Sur: vá até Preferências do Sistema » Sidecar.
  • Em Macs com o macOS Monterey: vá até Preferências do Sistema » Monitores. Clique em “Ajustes de Tela” e selecione o iPad na barra lateral.

Como “mandar” uma janela do Mac para o iPad

Se estiver navegando por um aplicativo no Mac, você pode facilmente deslocá-lo para o iPad. Para isso, posicione o cursor em cima do botão verde da janela (no canto superior esquerdo) e selecione a opção de movê-la para o iPad.

Caso queira, também é possível simplesmente arrastar uma janela em direção ao tablet. O posicionamento da tela do iPad em relação ao Mac (se ele está à direita ou à esquerda, por exemplo) é definido em Preferências do Sistema » Telas.

Como fazer com que o iPad espelhe a tela do Mac em vez de expandi-la

Como já dissemos mais acima, por padrão o Sidecar estende a tela do seu Mac, possibilitando que você use use diferentes aplicativos nas duas telas. Porém, você também pode optar por espelhar a tela do computador no iPad (ideal para apresentações, por exemplo).

Isso vai depender da versão do macOS que você estiver usando:

  • macOS Catalina: escolha uma opção de espelhamento no menu AirPlay, na barra de menus. Caso ele não apareça, vá até Preferências do Sistema » Monitores e selecione “Exibir opções de espelhamento na barra de menus quando disponíveis”.
  • macOS Big Sur: escolha uma opção de espelhamento no menu “Tela”, na Central de Controle ou na barra de menus (caso tenha incluído a seção “Tela” nesse local).
  • macOS Monterey: escolha uma opção de espelhamento no menu “Espelhamento de Tela”, na barra de menus. Caso não esteja vendo ele, vá até Preferências do Sistema » Dock e Barra de Menus e selecione “Espelhamento de Tela”, na barra lateral. Por fim, marque a caixa “Mostrar na Barra de Menus” e escolha “Sempre” no menu suspenso.

Muito bacana, não acham?! Não deixem de comentar aqui embaixo as suas experiências com o recurso. 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
"Ruptura" ("Severance"), série do Apple TV+

Análise da 1ª temporada de "Ruptura", do Apple TV+

Próximo Artigo
Controle Universal

Quais são as diferenças entre o Sidecar e o Controle Universal?

Posts Relacionados