O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

5G no iPhone

Claro tem internet móvel mais rápida do Brasil; iPhones batem Androids em velocidade

Os testes também mostram que Brasília liderou entre as cidades com a internet móvel mais rápida do Brasil

Como anda a sua internet móvel por aí? A Ookla — responsável pela ferramenta de medição de internet Speedtest.net — divulgou seu mais novo relatório sobre as redes móveis no Brasil, referente ao primeiro trimestre de 2021, destacando alguns dados interessantes sobre o cenário por aqui.

Publicidade

Como já vinha acontecendo em trimestres anteriores, a Claro manteve o título de internet móvel mais veloz (em média) no país. No levantamento reunindo todos os tipos de conexão (3G, 4G e 5G), a empresa obteve uma velocidade média de 33,53Mbps, enquanto Vivo e TIM ficaram basicamente empatadas na vice-colocação, com algo em torno de 20Mbps. A Oi, em processo de venda, atingiu apenas 11,7Mbps.

A Claro foi ainda a campeã na medição de consistência, isto é, a quantidade de conexões que conseguem manter uma velocidade de download mínima de 5Mbps e de 1Mbps no upload. A operadora obteve um índice de 84,6% neste quesito, contra algo em torno de 79% para TIM e Vivo e 63,7% para a Oi.

Por fim, a Claro foi campeã também na velocidade média do 5G, com 72,35Mbps. TIM e Vivo, novamente empatadas tecnicamente, ficaram na casa dos 62Mbps. A gigante mexicana, entretanto, não conseguiu superar uma das suas concorrentes em latência média: a TIM atingiu 26 milissegundos na medição, contra 27ms da Claro e 29ms da Vivo.

iPhones têm melhor recepção

A Ookla mediu também quais modelos de aparelhos presentes no país são mais rápidos na recepção da internet móvel. Segundo a empresa, não houve vencedor estatístico na medição dos aparelhos em si, mas o Top 5 foi ocupado apenas por iPhones: o 13 Pro assumiu a liderança, com 57,12Mbps — e figuraram na lista também os iPhones 13 Pro Max, 13, 12 e 12 Pro, todos entre 55Mbps e 49Mbps.

Publicidade

Entre as fabricantes, a Apple nadou de braçada, com velocidade média de download registrada em 31,77Mbps. A Samsung ficou em segundo lugar, com 23,15Mbps, seguida pela Xiaomi e pela Motorola.

Brasília tem a internet móvel mais rápida

Entre as cidades, por fim, Brasília mais foi condecorada com a internet móvel mais rápida do país, com velocidade média de download em 31,88Mbps. O Top 10 foi o seguinte:

Publicidade
  1. Brasília: 31,88Mbps
  2. Curitiba: 30,01Mbps
  3. São Paulo: 26,83Mbps
  4. Rio de Janeiro: 26,37Mbps
  5. Salvador: 25,03Mbps
  6. Belo Horizonte: 24,54Mbps
  7. Goiânia: 23,02Mbps
  8. Fortaleza: 22,69Mbps
  9. Recife: 21,92Mbps
  10. Manaus: 19,27Mbps

No país como um todo e englobando todas as operadoras, a velocidade média de download ficou em 22,3Mbps — o que colocou o Brasil no 82º lugar do ranking mundial, uma queda de quatro posições em relação ao último levantamento.


Ícone do app Speedtest - Teste De Velocide
Speedtest - Teste De Velocide de Ookla
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 4.4.2 (152.4 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
iPhones 13 Pro e 13 Pro Max iPhones 13 e 13 mini

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Trabalhador da Foxconn

Lockdowns na China podem causar atraso significativo pra Apple

Próximo Artigo
Carregador e cabo do iPhone

Apple terá que indenizar brasileira por iPhone sem carregador

Posts Relacionados