O melhor pedaço da Maçã.

A revista Veja e os cálculos de megabytes por música

E não é que esses erros da “grande mídia” continuam gerando boas pautas para nós? Na edição desta semana da revista Veja, como bem observado pelo leitor Tiago Machado, a publicação da Abril não cometeu nenhuma gafe estrondosa, mas certamente trata-se de algo inadmissível para um veículo com tamanha penetração e influência sobre um grande público.

Publicidade

Na página 61, a Veja publicou uma reportagem — na verdade, uma espécie de avaliação rápida — sobre as funções e as utilidades dos celulares de hoje em dia. O “escorrego” acontece quando falam de um aparelho da Sony Ericsson que possui 4GB de memória e que, por algum milagre, suporta 3.600 músicas! Confira:

Para que isso fosse verdade, uma conta rápida indica que cada música não poderia pesar mais do que 1.1MB — algo completamente absurdo e inimaginável, salvo num caso de uma faixa bastante curta e/ou de qualidade péssima, é claro.

Publicidade

A Apple, neste sentido, sempre procurou deixar uma folga bastante grande sobre seus números: o iPod nano — único modelo disponível em versão de 4GB atualmente — carrega “até 1.000 músicas”, segundo a Maçã — ou seja, 4MB por faixa, algo muito mais realista. A conta dela é feita a partir de uma média de “músicas com 4 minutos em codificação AAC de 128Kbps”.

Desta maneira, um iPod teria de ter cerca de 14-15GB de capacidade para suportar 3.600 músicas. O maior iPod da atualidade — o classic de 160GB — suporta em média 40.000 canções. O menor de todos — o shuffle de 1GB — tem capacidade para 240 faixas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como programar o seu Mac para ligar e/ou desligar-se automaticamente

Próx. Post

iPhone Dev Team libera PwnageTool 2.0.1 [atualizado 2x]

Posts Relacionados