O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Navegador Brave

Navegador Brave lança recurso para “burlar” páginas AMP

Quem acompanha o MacMagazine deve se lembrar que já falamos diversas vezes sobre o navegador Brave. Recentemente ele ganhou um novo recurso chamado De-AMP, o qual “pula” automaticamente qualquer página renderizada com o Accelerated Mobile Pages (também conhecido como AMP), framework do Google, direcionando usuários para o site original.

Publicidade

A Brave anunciou que o recurso De-AMP já está disponível em suas versões Nightly e Beta, e virá ativado por padrão na versão 1.38 para desktop e Android em breve — antes de ser lançado para iOS.

Sempre que possível, o De-AMP reescreverá links e URLs para impedir que os usuários visitem as páginas AMP. E nos casos em que isso não for possível, o Brave observará como as páginas estão sendo buscadas e redirecionará os usuários para fora das páginas AMP antes que a página seja renderizada, impedindo que o código AMP/Google seja carregado e executado.

Para quem não sabe, o AMP renderiza o conteúdo de uma página para parecer que vem do site original — quando, na verdade, mostra uma versão criada pelos servidores do Google. A empresa afirma que isso melhora o desempenho do site e simplifica a experiência de navegação — no entanto, os desenvolvedores do Brave afirmam que isso é “prejudicial para os usuários e para a web em geral”.

Segundo eles, o AMP “dá ao Google ainda mais conhecimento dos hábitos de navegação dos usuários”, muitas vezes podendo ser mais lento do que as páginas normais da web — alertando, ainda, que a próxima versão do AMP (até agora chamada apenas de AMP 2.0) será pior.

Publicidade

Vale notar que há uma série de apps e extensões para outros navegadores que possuem o mesmo propósito do De-AMP. Além disso, vários sites já deixaram de usar o framework do Google completamente — incluindo o MM.


Ícone do app Brave Browser: Fast AdBlocker
Brave Browser: Fast AdBlocker de Brave Software
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.41.1 (178.5 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via ZDNet

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
F. Murray Abraham, vencedor do Oscar de Melhor Ator ("Amadeus")

Apple TV+: F. Murray Abraham deixa o elenco de "Mythic Quest"

Próximo Artigo
RappiCard

RappiCard ganha compatibilidade com o Apple Pay

Posts Relacionados