O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Iniciativa de proteção de manguezais da Apple na Índia

Iniciativa da Apple preservará 210km² de manguezais na Índia

Mais uma ação da Maçã para marcar o Dia da Terra de 2022

Hoje, 22 de abril, é o Dia da Terra, data criada em 1970 para marcar a necessidade da consciência sobre os problemas do meio ambiente e a necessidade de a humanidade como um todo trabalhar, coletivamente, para a preservação do único lar que possui. Pois como faz todos os anos, a Apple aproveitou a data de hoje para anunciar mais uma das suas contribuições ao nosso planetinha.

Publicidade

Na sua mais nova iniciativa, a Apple expandirá sua doação à Fundação de Pesquisa Ambiental Aplicada (AERF, na sigla em inglês) para a conservação de 21 mil hectares (cerca de 210km²) de manguezais na Índia — uma continuação da empreitada iniciada em 2019, na Colômbia.

A área selecionada pela AERF fica em Alibaug, no distrito de Raigad, cerca de 100km ao sul de Mumbai. Os pesquisadores da fundação estão atualmente explorando os manguezais — que representam um dos biomas mais importantes da Terra para a proteção contra desastres naturais e os efeitos da mudança climática — para gerar um plano de preservação sustentável, criando caminhos para indústrias alternativas que favoreçam o meio ambiente e a economia local.

Iniciativa de proteção de manguezais da Apple na Índia

Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas sociais, ambientais e políticas da Apple, afirmou o seguinte em relação ao anúncio de hoje:

Publicidade

A luta contra as mudanças climáticas é uma luta pelas comunidades ao redor do mundo cujas vidas e meios de vida são mais ameaçadas pela crise, e é nisso que focamos nosso trabalho — da Colômbia ao Quênia e às Filipinas. Nossa nova parceria na Índia continua esse impulso, ajudando uma comunidade a se beneficiar economicamente da restauração dos manguezais que os protegem dos piores impactos das mudanças climáticas.

No anúncio, a Apple citou também alguns membros das comunidades de Alibaug que serão beneficiados com a iniciativa. Namdev Waitaram More, por exemplo, é um dos anciões da vila de Karanjveera e um pescador especializado em métodos tradicionais; sua experiência e sua relação de colaboração com os manguezais está ajudando a AERF a desenvolver seus planos de preservação.

Namdev Waitaram More, pescador que será beneficiado pela iniciativa de proteção de manguezais da Apple na Índia
Namdev Waitaram More

Já na vila de Ganesh Patti, o pescador Mangesh Patil teve sua casa, cercada pelos manguezais, desocupada e abandonada por conta das ondas e marés cada vez mais fortes causadas pelas mudanças climáticas. Patil, sua família e seus vizinhos se mudaram para uma vila vizinha, mas continuam visitando suas antigas casas e seu antigo templo hindu, além de pescar nas águas que antes guardavam seus lares.

Jayant Saranik, cofundador da AERF, falou um pouco sobre as comunidades que serão ajudadas com a nova iniciativa de preservação e as suas colaborações no processo:

Criar a resiliência contra as mudanças climáticas é um processo contínuo para as comunidades que vivem próximas ao mar. Como essas pessoas têm vivido no litoral por muito tempo, elas entendem o oceano e a sua relação com o clima muito bem. As mudanças climáticas, para elas, não é um fenômeno novo; entretanto, elas têm sofrido mudanças drásticas nos últimos cinco a dez anos. Os ciclones recentes sensibilizaram essas pessoas sobre a importância dos manguezais como a defesa natural mais robusta contra calamidades do tipo, e despertou o interesse da comunidade em geral nestes biomas.

Vale notar que, também como parte das iniciativas do Dia da Terra, a Apple está doando US$1 ao WWF (World Wildlife Fund, uma das maiores organizações ambientais do planeta) a cada compra realizada no Apple Pay — hoje é a data limite para que suas transações entrem na ação.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone do WhatsApp

WhatsApp testa opção para manter mensagens temporárias

Próximo Artigo
Fleetsmith

Apple descontinuará Fleetsmith dois anos após aquisição

Posts Relacionados