O melhor pedaço da Maçã.

Google Play libera rótulos de privacidade de apps

Como anunciado desde o ano passado, o Google estava desenvolvendo rótulos de privacidade, também conhecidos como “informações nutricionais”, para a sua loja de apps. Eles consistem basicamente em informar quais dados cada aplicativo capta e como os processa, algo que a Apple já adotou desde o iOS 14.

Publicidade

Hoje, o recurso foi lançado oficialmente. Com o nome Segurança dos dados, a seção começa a ser implementada agora, com o prazo máximo de 20 de julho para os desenvolvedores informarem quais dados seus apps coletam.

Segurança dos dados no Google Play

Algo importante é que o foco não é apenas em mostrar quais dados estão envolvidos, como na solução da Apple. O Google Play buscará informar o seguinte:

  • Como o aplicativo armazena os dados;
  • Por que razão ele armazena;
  • Se é possível solicitar que dados sejam apagados;
  • Se eles são criptografados;
  • Se atendem aos padrões de privacidade globais e da própria empresa.

Essa implementação busca tornar as questões de privacidade dos apps mais transparentes, de modo a aumentar as informações que usuários têm ao baixar e utilizar aplicativos na loja.

Segurança dos dados no Google Play

Não se pode esquecer que os rótulos são escritos pelos próprios desenvolvedores, de maneira que é possível — e até mesmo comum — que os dados informados não acompanhem o que ocorre na prática, infelizmente. O Google afirma que fará auditorias para que haja convergência entre o que é declarado e o que é feito.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple diz não se beneficiar de recurso de privacidade do iOS

Próx. Post

Instagram testa opção que permite fixar posts no perfil

Posts Relacionados