Como anunciado desde o ano passado, o Google estava desenvolvendo rótulos de privacidade, também conhecidos como “informações nutricionais”, para a sua loja de apps. Eles consistem basicamente em informar quais dados cada aplicativo capta e como os processa, algo que a Apple já adotou desde o iOS 14.
Hoje, o recurso foi lançado oficialmente. Com o nome Segurança dos dados, a seção começa a ser implementada agora, com o prazo máximo de 20 de julho para os desenvolvedores informarem quais dados seus apps coletam.

Algo importante é que o foco não é apenas em mostrar quais dados estão envolvidos, como na solução da Apple. O Google Play buscará informar o seguinte:
- Como o aplicativo armazena os dados;
- Por que razão ele armazena;
- Se é possível solicitar que dados sejam apagados;
- Se eles são criptografados;
- Se atendem aos padrões de privacidade globais e da própria empresa.
Essa implementação busca tornar as questões de privacidade dos apps mais transparentes, de modo a aumentar as informações que usuários têm ao baixar e utilizar aplicativos na loja.

Não se pode esquecer que os rótulos são escritos pelos próprios desenvolvedores, de maneira que é possível — e até mesmo comum — que os dados informados não acompanhem o que ocorre na prática, infelizmente. O Google afirma que fará auditorias para que haja convergência entre o que é declarado e o que é feito.
via TechCrunch