O melhor pedaço da Maçã.

Rússia autoriza a venda de produtos Apple no mercado paralelo

A medida busca contornar as sanções econômicas impostas ao país
Sasa Dzambic Photography / Shutterstock.com
Vladmir Putin

Desde o início da invasão da Ucrânia pelo exército russo, em fevereiro, o governo de Vladimir Putin tem sido alvo de uma série de sanções políticas e econômicas impostas, principalmente, por países e empresas ocidentais. Esse movimento inclui uma lista bastante ampla de companhias de tecnologia que decidiram limitar sua atuação em território russo ou simplesmente sair do país.

Publicidade

Como comentamos, a Apple não ficou de fora disso e suspendeu as vendas de seus produtos na Rússia no início de março. Serviços como o Apple Pay, por exemplo, também não podem mais ser utilizados no país, o que contribuiu para aumentar as pressões sobre a economia local nos últimos meses.

De acordo com o CNews, entretanto, o governo russo autorizou recentemente uma nova medida para contornar essas sanções, as quais tem causado grande impacto na infraestrutura tecnológica do país. Agora, é possível adquirir produtos de empresas como Apple, AMD, Intel e Asus através de revendedores no chamado “mercado cinza” sem a autorização das fabricantes e sem qualquer penalidade.

A comercialização de equipamentos por meios não oficiais foi autorizada pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e abrange produtos como computadores, smartphones, consoles de videogame, televisores e outros acessórios. Algumas marcas do setor automotivo, como Bentley, Cadillac, Chevrolet e Chrysler, também aparecem na lista.

Publicidade

Vale notar que, até então, o governo russo ordenava que mercadorias importadas por meios não oficiais fossem destruídas, como determinava a lei geral de direitos autorais do país.

Embora a medida chegue como uma “solução” para as sanções, é possível que os cidadãos russos encontrem os produtos listados pelo governo por valores bem acima dos preços praticados pelas próprias empresas, devido à alta demanda. Produtos comprados no mercado cinza podem ainda não oferecer garantias, suporte técnico ou permitir devoluções.

via Pplware

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ anuncia documentário sobre o ator Michael J. Fox

Próx. Post

Falha no app do Gmail permite troca fácil da senha do Google

Posts Relacionados