O melhor pedaço da Maçã.

Retransmissão Privada poderá virar padrão no iOS 16

Retransmissão Privada

Nos últimos anos, a Apple vem dando bastante foco à questão da privacidade. A culminância desse processo foi a criação do recurso Transparência do Rastreamento de Apps, o qual permite que o usuário escolha se quer ou não ser rastreado entre apps.

Publicidade

O problema é que essa nova funcionalidade parece não estar atingindo os objetivos pretendidos, como mostra uma reportagem do Digiday. Fontes do site apontam que o rastreamento no iOS foi “endêmico” nos últimos 12 meses, em especial o de identidade digital. Assim, a Apple deverá avaliar o que fazer para melhorar a situação, o que pode incluir transformar a Retransmissão Privada (Private Relay) em uma configuração padrão.

Esse recurso foi lançado no iOS 15 em versão beta, como até hoje se encontra. Ele consiste numa forma de mascarar o usuário em acessos online (como uma espécie de proxy ou VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual.), devendo ser manualmente ativado para entrar em ação. Atualmente ele funciona apenas para assinantes do iCloud+, embora a Apple realize redirecionamentos de maneira automática para todos ao acessar alguns sites no Safari.

Dessa forma, a ideia seria a Retransmissão Privada funcionar automaticamente em todo o sistema, incluindo também em aplicativos. Assim, seria mais um obstáculo para o rastreamento, principalmente o de identidade digital, que consiste numa forma de mapear o aparelho, o tamanho de tela, entre outras informações de dispositivos usados para acessar sites e apps.

Outras medidas também são estudadas, como separar atualizações de SDKs2Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software., as ferramentas usadas para controlar o código de um app. Assim, elas seriam armazenadas apenas nos dispositivos, tirando o controle dos desenvolvedores. Essa proposta foi introduzida inicialmente pelo Google.

Logo mais, no dia 6 de junho, provavelmente veremos o resultado dessas avaliações na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2022, evento anual da Apple em que são anunciados os novos sistemas operacionais e totalmente dedicado a esse tema.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.
  • 2
    Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Baixe os manuais oficiais da Apple para reparo de iPhones

Próx. Post

Organize seus arquivos e deixe a IA categorizá-los com este app

Posts Relacionados