O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisadores descobrem nova vulnerabilidade no Apple Silicon

Nanain / Shutterstock.com
MacBook Air M1

Pesquisadores identificaram, na última semana, uma nova vulnerabilidade que parece afetar vários chips da família Apple Silicon. Intitulada “Augury”, a brecha é, segundo informações, uma falha de microarquitetura dos chips mais recentes da Maçã e pode ser usada para vazar dados “em repouso”.

Publicidade

Encontrada originalmente por Jose Rodrigo Sanchez Vicarte (da Universidade de Illinois) e por Michael Flanders (da Universidade de Washington), a vulnerabilidade foi identificada, mais especificamente, nos chips A14 Bionic, M1 e M1 Max, e parece se aproveitar do chamado Data-Memory Dependent Prefetcher (DMP) dos processadores mais recentes da Maçã.

O pesquisadores explicam que o DMP analisa o conteúdo da memória para decidir o que fazer com a pré-busca (prefetching). A iteração do DMP usada pela Apple em seus chips, segundo eles, é um tanto diferente de versões mais “tradicionais” — já bastante conhecidas no meio acadêmico porém mais raras em produtos comerciais.

Durante essa análise, o DMP libera dados que nunca foram lidos por nenhuma instrução da CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento., mesmo que “especulativamente”. Isso acontece, segundo a pesquisa [PDF], para “acelerar os processos de computação” e pode, pelo menos teoricamente, vazar dados do usuário. Outros chips como o M1 Pro e processadores mais antigos da série “A” também podem sofrer com essa vulnerabilidade.

Os pesquisadores comunicaram a Apple antes de divulgar o estudo que identificou a vulnerabilidade. Portanto, é seguro dizer que os engenheiros da Maçã já estão avaliando a situação para, caso ela realmente represente uma ameaça para o usuário final, trabalharem em uma possível correção.

Publicidade

Em um FAQ, Vicarte explica que a vulnerabilidade, embora seja inédita, “não é tão ruim” e que não existem exploits conhecidos capazes de tirar proveito da falha por enquanto.

A pesquisa completa com o detalhamento da “Augury” pode ser acessada por esse link [PDF].

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo estudo usa Apple Watch para detectar doença cardíaca

Próx. Post

Apple processa startup Rivos por roubo de segredos comerciais

Posts Relacionados