O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desi Ujkashevic

Apple contrata veterana da Ford para projeto de carro elétrico

Desi Ujkashevic passou 31 anos na montadora e colaborou com projetos como o Fiesta e o Focus

Sabemos que, no momento, os prospectos não são lá dos mais positivos para o “Apple Car”: após a debandada de uma série de nomes importantes e sucessivas mudanças no comando, o analista Ming Chi-Kuo afirmou há algumas semanas que a equipe do projeto tinha sido dissolvida e uma reorganização completa deveria ser realizada em poucos meses caso a Maçã tivesse a intenção de manter os olhos em 2025, possível ano de lançamento do produto.

Publicidade

Bom, pelo visto, os pauzinhos estão se mexendo em Cupertino: de acordo com a Bloomberg, a Apple contratou recentemente Desi Ujkashevic, veterana que passou 31 anos na Ford e, em seu cargo mais recente, desempenhou o papel de diretora global de engenharia de segurança automotiva na montadora.

Antes disso, Ujkashevic teve uma série de cargos na Ford: ela liderou e supervisionou equipes relacionadas à engenharia de interiores e exteriores, chassis e componentes elétricos. Sua influência está presente em vários modelos icônicos da montadora, como o Fiesta, o Focus, o Escape e o Explorer — além de alguns veículos da Lincoln, subsidiária de luxo da empresa.

Ainda não se sabe qual será o papel específico da executiva na Apple, mas sua simples chegada já traz bons ventos ao ritmo de desenvolvimento do “Apple Car” — afinal de contas, um nome tão importante não seria contratado caso a empresa não tivesse um plano específico para alcançar seus objetivos. A reportagem da Bloomberg cita especificamente a experiência de Ujkashevic na área de questões regulatórias, um dos maiores pontos-chave a serem resolvidos pela Apple nos próximos anos.

Publicidade

Curiosamente, vale lembrar que o período de “decadência” do “Projeto Titan”, como é referida a iniciativa do carro elétrico dentro da Maçã, começou quando Doug Field deixou Cupertino justamente em direção à Ford, sua ex-empresa, no ano passado. Atualmente, Kevin Lynch (vice-presidente de tecnologia da Apple) está supervisionando o projeto.

Apesar do “êxodo” recentemente, é importante notar também que a Apple não interrompeu completamente as contratações para o projeto do seu carro elétrico: no último ano, tivemos a chegada de Ulrich Kranz e Stuart Bowers, por exemplo.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Betas do iOS 15, do iPadOS 15, do macOS Monterey, do watchOS 8 e do tvOS 15

iOS 15.5, iPadOS 15.5, macOS Monterey 12.4, watchOS 8.6 e tvOS 15.5 ganham quartas versões beta

Próximo Artigo
WWDC22

WWDC22: inscrições para evento presencial abrirão em 9/5 [atualizado 2x]

Posts Relacionados