O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como usar a rede social Mastodon

Se você está por dentro do mundo das redes sociais, já deve ter ouvido falar no Twitter — principalmente depois de Elon Musk fazer uma oferta pra comprá-lo por US$44 bilhões.

Publicidade

Pois justamente após essa notícia envolvendo o bilionário, uma outra rede começou a ganhar os holofotes. Refiro-me, aqui, ao Mastodon.

Se você nunca ouviu falar nela e quer saber como criar uma conta, este artigo foi feito para você. A seguir, confira todos os detalhes sobre ela! 😀

O que é o Mastodon?

A rede social foi criada em 2017 por Eugen Rochko, um programador alemão. A ideia da rede é basicamente a mesma do Twitter: reunir as mensagens enviadas pelos seus usuários em um formato de timeline.

Publicidade

Porém, ao contrário de outras redes sociais, o Mastodon tem o seu código-fonte aberto e, por isso, não pertence a nenhum tipo de empresa. Justamente por isso, muitas pessoas podem criar as suas próprias instâncias, ou seja, servidores próprios com as suas próprias regras e com a possibilidade de interagir com outras.

É por isso que você não encontrará apenas um app da rede social — até existe um oficial, mas outros desenvolvedores também possuem seus próprios apps na App Store e na Google Play Store.


Ícone do app Mastodon
Mastodon de Mastodon gGmbH
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2024.4 (57.9 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app MastodonScreenshot do app Mastodon

Dentre as comunidades disponibilizadas, temos a mastodon.online (a maior delas), a tech.lgbt e a mastodon.green, por exemplo.

Publicidade

Uma lista com as principais delas pode ser encontrada aqui. O interessante é que você pode migrar futuramente de uma comunidade para outra, sem que haja a perda de seus seguidores, por exemplo.

Como se cadastrar no Mastodon

Caso queira se aventurar no mundo do Mastodon, a primeira coisa a se fazer é se cadastrar por lá. Para isso, acesse a página oficial e clique em “Comece já”.

O próximo passo é escolher uma comunidade que você deseja entrar (use a barra lateral ao lado para ver as principais categorias).

Quando tiver escolhido, clique em “Juntar-se” ou “Solicitar convite”; você será redirecionado até o site da comunidade escolhida. Depois, basta preencher os seus dados (como nome de usuário, email e senha).

Publicidade

Feito isso, basta fazer o login normalmente usando o site da comunidade. Caso vá usar um dos apps disponíveis, primeiro você precisa escolher a comunidade a qual você pertence. Depois, preencha o seu email e a sua senha.

Quais são as principais diferenças em relação ao Twitter?

Há muitas diferenças entre as duas redes sociais, mas as principais delas eu diria que são estas:

  • Ao contrário do Twitter, o número de caracteres é bem maior no Mastodon: são até 500 por mensagem, contra os 280 da rede do passarinho azul.
  • A rede não tem qualquer tipo de anúncio.
  • A nomenclatura do Mastodon também é diferente se comparada ao Twitter: os tweets são conhecidos como toots; o retweet é boost.
  • O seu nome de usuário é acompanhado do servidor que você estiver, por exemplo: se estiver no mastodon.social e o seu nome de usuário for @fulanodetal, o endereço completo do seu usuário será @fulanodetal@mastodon.social.

E aí, ficou interessado em usar essa rede social? 😊

via Manual do Usuário

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Você já pode assinar documentos digitalmente pelo app Gov.br; saiba como fazer

Próx. Post

HYPER lança carregador 4-em-1 com MagSafe

Posts Relacionados