O melhor pedaço da Maçã.

Equipe de “Star Wars” usa 280 Macs para criar efeitos sonoros

Após divulgar um teaser no fim da semana passada sobre o trabalho dos profissionais de áudio da Skywalker Sound — divisão de efeitos sonoros da Lucasfilm conhecida por sucessos como “Star Wars” —, a Apple publicou hoje um artigo detalhando como a produção de sons da franquia é feita, em celebração ao Dia de Star Wars (4 de maio).

Publicidade

Como detalhado pela Maçã, a Skywalker Sound usa 130 Macs Pro (racks), 50 iMacs, 50 MacBooks Pro e 50 Macs mini executando o Pro Tools, todos conectados remotamente a uma sala de máquinas central. O estúdio também usa uma frota de iPads, iPhones e Apple TVs para auxiliar seu processo de produção.

Ben Burtt, designer de som da trilogia original de “Star Wars”, da prequela e da franquia “Indiana Jones”, disse que sua jornada começou com um Macintosh SE, contando que hoje em dia é possível começar a construir uma coleção de efeitos sonoros usando “aplicativos baratos que você pode acessar agora em seu iPad ou seu MacBook”.

Comecei a cortar usando um Mac com Final Cut no fim dos anos 1990 e agora tenho quatro computadores Mac. Cada um lida com um processo diferente: um para edição de imagem, edição de som, redação de manuscritos, estou completamente cercado. Eles são rotulados como Alfa, Beta, Gama, Delta.

Também não é como se todos os artistas de som abandonassem sua tecnologia antiga, mesmo que o Skywalker Ranch se mantenha atualizado com os Macs mais recentes.

Publicidade

Adoro brincar com sistemas digitais que estão com clock errado, ou seja, a maneira como os bits estão fluindo. Como está quebrado, parece um rádio ruim. Eu tenho um PowerBook muito antigo, e ele tem um software antigo que eu gosto de usar; eu posso inserir gravações nele e quebrá-las digitalmente.

Como mencionado, atualmente a equipe faz uso das ferramentas do Pro Tools para gravação e edição de áudio, além do software de automação geral Keyboard Maestro.

Tudo isso pode ser visto no novo vídeo da campanha “Behind the Mac”, já disponível no YouTube — o qual também foi destacado no Apple.com.

YouTube video

Na próxima segunda-feira (9/5), a Apple realizará uma sessão virtual do Today at Apple chamada “Virtual Studio: Create Creative Vocals with Skywalker Sound”. O designer de som Leff Lefferts mostrará alguns dos projetos da Skywalker Sound e, em seguida, um especialista da Maçã ensinará como usar o GarageBand para criar efeitos sonoros.

May the 4th be with you!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Blizzard anuncia jogo mobile Warcraft Arclight Rumble

Próx. Post

Monopólio da App Store deverá gerar mais multas na Holanda para a Apple

Posts Relacionados