O melhor pedaço da Maçã.
M1 Ultra

Confira em detalhes as características do chip M1 Ultra

A nova geração do Apple Silicon chegou com o anúncio do chip M1 Ultra — que, naturalmente, é ainda mais poderoso que os chips M1, M1 Pro e M1 Max.

Publicidade

Novamente, a Apple jogou um balde de água fria em quem apostava no lançamento da geração “M2”. No entanto, apesar de muito bem posicionados, os vários chips da família M1 podem confundir alguns usuários — sendo assim, vamos conferir a seguir algumas das principais características do mais novo SoC1System-on-a-chip, ou sistema em um chip..

Núcleos

Dando continuidade à tendência iniciada com o M1, o chip M1 Ultra também foi produzido a partir de um processo de 5 nanômetros, o que permite seu alto desempenho com um baixo consumo energético, como veremos mais à frente. Suas diferenças, portanto, estão no número de núcleos de CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento., GPU3Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico., transistores e na quantidade de memória.

M1M1 ProM1 MaxM1 Ultra
Processo5nm5nm5nm5nm
Transistores16 bilhões33,7 bilhões57 bilhões114 bilhões
Núcleos de CPU88 ou 101020
Núcleos de GPU7 ou 814 ou 1624 ou 3264
Memória (máx.)16GB32GB64GB128GB

Mesmo sendo um chip destinado a desktops, o M1 Ultra mantém uma excelente eficiência energética que é padrão no resto da linha. De acordo com a Apple, um Mac Studio equipado com ele consome até 1.000 kilowatts-hora de energia por ano a menos do que um PC desktop topo-de-linha.

Design

Essencialmente, o M1 Ultra combina dois chips M1 Max a partir de um processo que a Apple batizou de UltraFusion.

Vale notar que esse processo de interconexão de matrizes não é exatamente novo; de fato, a AMD anunciou ontem, também, o processador Ryzen Threadripper Pro 5000. A empresa construiu o chip com o propósito de permitir altas contagens de núcleos de processador — e o design combina várias matrizes de silício multi-core, como outros modelos anteriores.

Publicidade

Um processo como esse pode ter suas desvantagens — como maior latência, menor largura de banda e maior consumo de energia. No entanto, a Apple usa um mediador (interposer) de silício que conecta os chips em mais de 10.000 sinais, fornecendo 2,5TB/s de largura de banda entre processadores de baixa latência — mais de 4x a largura de banda da tecnologia concorrente de interconexão de vários chips.

Além de mitigar os problemas supracitados, isso permite que o M1 Ultra se comporte e seja reconhecido pelo software como um único chip — para desenvolvedores, isso é uma mão na roda pois eles não precisam reescrever o código de seus apps para aproveitar seu desempenho aprimorado.

Desempenho

Falando em desempenho, o M1 Ultra possui uma performance 90% maior do que o melhor chip para PC (desktop) com 16 núcleos — o Intel Core i9-12900K. Dito de outra forma, a Apple afirma que seu chip pode oferecer o mesmo desempenho usando 100 watts a menos de energia do que o processador da Intel.

Do lado da GPU, a Apple destaca que o desempenho M1 Ultra excede o da placa GeForce RTX 3090 da NVIDIA — a qual, no momento, é a placa de vídeo mais rápida do mercado. O X da questão é que o M1 Ultra faz isso usando 200W de potência a menos que a RTX 3090!

De acordo com a Maçã, o ‌M1‌ Ultra é 3,8x mais rápido que o Intel Core i9 ‌do (descontinuado) iMac 5K de 27 polegadas e 60% mais rápido que o ‌Mac Pro‌ de 28 núcleos com processador Intel Xeon W — embora já existam benchmarks que mostram valores inferiores.

Publicidade

Já a GPU do M1‌ Ultra é 4,5x mais rápida que a do ‌iMac‌ 5K de 27″ e 80% mais rápida que o ‌Mac Pro‌ de última geração com gráficos AMD Radeon Pro W6900X, segundo a Apple.

Por fim, o Neural Engine de 32 núcleos no M1 Ultra executa até 22 trilhões de operações por segundo, oferecendo taxa de transferência de codificação e decodificação de vídeo ProRes sem precedentes. Na verdade, o novo Mac Studio com M1 Ultra pode reproduzir até 18 streams de vídeo 8K ProRes 422 — um feito que nenhum outro chip pode realizar atualmente.


Vale notar que o chip M1 Ultra debutará com o novíssimo Mac Studio, uma nova máquina com semblante parecido ao do Mac mini, mas funcionalidades (e preço) dignas do Mac Pro.

Segundo as palavras utilizadas pela Apple na keynote de ontem, o M1 Ultra “completa” a linha M1 — ou seja, não teremos um quinto chip nela. O que não impede, claro, que a Apple faça isso numa futura linha “M2”. 😉


Comprar Mac Studio de Apple Preço à vista: a partir de R$20.699,10
Preço parcelado: a partir de R$22.999,00 em até 12x
Chip: M2 Max (CPU de 12 núcleos; GPU de 30 ou 28 núcleos) ou M2 Ultra (CPU de 24 núcleos; GPU de 60 ou 76 núcleos)
Memória: 32GB, 64GB, 96GB, 128GB ou 192GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema em um chip.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 3
    Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Evolução do mini, Mac Studio “retoma” Macs intermediários

Próx. Post

Mac Studio com M1 Ultra supera o Mac Pro em benchmarks

Posts Relacionados