O melhor pedaço da Maçã.

Restrições em pagamentos móveis da Apple incomodam os principais bancos da Austrália

A Apple está se esforçando para levar o seu sistema de pagamentos à maior quantidade possível de países. E é por isso que, mesmo se conseguir fechar acordo com apenas um banco/cartão de crédito, já é suficiente para anunciar uma nova expansão. Assim aconteceu com alguns países, incluindo a Austrália, que recebeu o Apple Pay em novembro de 2015, iniciando aceitando somente o American Express.

Publicidade

Era esperado que — já passados oito meses — mais bancos cederiam ao sistema de pagamentos móveis, porém parece que existe uma forte razão por trás da resistência: os três maiores bancos australianos consideram que a Maçã tem uma “conduta anticoncorrencial” ao permitir que o iPhone acesse o NFC1Near-field communication, ou comunicação por campo de proximidade. somente com o seu sistema.

Apple Pay

De acordo com a Reuters, os bancos Commonwealth Bank, National Australia Bank (NAB) e Westpac todos desejam que pagamentos por NFC estejam disponíveis também para ser usados por suas próprias carteiras digitais, as quais já financiaram e desenvolveram. Entretanto, isso não acontece atualmente pois o iPhone somente efetua pagamentos utilizando o NFC se este for ligado à carteira do Apple Pay, não permitindo soluções de terceiros.

Publicidade

Para evitar que a Maçã intente negociações individuais a fim de convencer um ou mais dos bancos, eles entraram com um pedido na Australian Competition and Consumer Commission (ACCC, a agência australiana regulamentadora de competição) para que a negociação seja só uma, feita em conjunto.

Representando os bancos, o consultor sênior da Novantas, Lance Blockley, comentou essa questão:

Isto é para fornecer aos australianos uma escolha real e melhores resultados. Se for aceito, o pedido traria benefícios tremendos para todo o cenário australiano de pagamentos móveis, incluindo para tarifas de transportes públicos, companhias aéreas, bilheterias, programas de fidelidade e recompensa em lojas e diversos aplicativos que ainda serão desenvolvidos.

Essa jogada dos bancos podem despertar a atenção de outros pelo mundo e isso com certeza afetaria muito a expansão do sistema de pagamentos da Maçã. Só esperamos que ela abra os olhos, pois as concorrentes (Samsung Pay e Android Pay) já aceitam pagamentos móveis de aplicativos de terceiros.

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Near-field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft Pix é um novo app que promete tirar fotos melhores do que o Câmera nativo do iPhone

Próx. Post

Foco em serviços, iPads gerando mais receitas… confira os destaques do 3º trimestre fiscal da Apple

Posts Relacionados