O melhor pedaço da Maçã.

Google Glass tem possível sucessor revelado

Quem lembra do Google Glass? Ele foi lançado em 2014 e era como um par de óculos sem lentes, com uma pequena tela que ocupava a visão periférica. Sua ideia era levar os aplicativos, notificações e recursos do smartphone para o olho. O projeto nunca saiu da fase de testes e o produto não chegou a ser comercializado em larga escala.

Publicidade

Hoje, no evento Google I/O 2022, em que a empresa apresenta suas novidades para o ano, em especial em matéria de software, um possível sucessor do Glass foi mostrado. O foco desse assunto foi o uso de tecnologias de realidade aumentada, de maneira que ainda não há detalhes exatos sobre um produto, tampouco preço e disponibilidade.

Em um vídeo produzido pelo Google, há um par de óculos de grau tradicional, com hastes mais largas que o normal, que contam com LEDs que mostram informações. A peça é centrada em uma função específica: tradução. O conceito é utilizado para mostrar conversas sendo traduzidas em tempo real na visão da pessoa em questão.

Sem dúvidas, ao menos a ideia já trata um dos problemas que mais atravancaram o avanço do Google Glass. Trata-se da falta de uma função determinada. O produto era interessante, mas não havia exatamente um motivo, algo que somasse no cotidiano de quem usasse para fazer as pessoas desembolsarem seu alto valor.

“A língua é fundamental para conectar um ao outro. Porém, mesmo assim, entender alguém que fala uma língua diferente ou tentar conversar se você for surdo ou tiver dificuldade de escutar pode ser um verdadeiro desafio”, disse o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Google, Sundar Pichai. “Vejamos o que acontece quando levamos nossos avanços em tradução e transcrição para a sua visão em um de nossos novos protótipos.”

A novidade tem potencial, inclusive para outras aplicações. Contudo, é válido ressaltar que o que ocorreu hoje foi apenas uma demonstração de um conceito. Não há produto de fato, tampouco previsão de lançamento. É bastante possível que nunca ocorra a produção de óculos dessa maneira. Ainda assim, é interessante ver como esforços nessa área ainda são feitos utilizando a realidade aumentada.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google apresenta Android 13 com novidades incrementais

Próx. Post

Vídeo: iPhone roubado? Evite que bandidos levem o seu dinheiro!

Posts Relacionados