O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Smartphone Sony Xperia 1 IV

Sony apresenta primeiro smartphone com zoom óptico “real”

Sim, temos aqui uma câmera teleobjetiva cuja lente de fato se move dentro do smartphone

A Sony pode ter perdido há muito tempo a corrida dos smartphones, mas — ou talvez exatamente por isso — tem aproveitado sua posição de coadjuvante no mercado para testar um monte de ideias estrambólicas e lançar aparelhos focados em nichos bastante específicos. Seu mais novo smartphone, o Xperia 1 IV, é mais uma prova dessa tendência.

Publicidade

Apresentado esta semana ainda como protótipo — o aparelho deverá ser lançado em setembro próximo —, o novo aparelho da japonesa aposta todas as suas fichas, mais uma vez, no sistema de câmeras. Ou, mais precisamente, em uma câmera específica: segundo a Sony, trata-se do primeiro smartphone a trazer zoom óptico “real” na sua lente teleobjetiva.

Explico: quase todos os smartphones de uns anos para cá, iPhones incluídos, têm múltiplas lentes com diferentes distâncias focais, o que permite que o usuário alterne entre alguns graus — fixos — de “aproximação”. No caso do Xperia 1 IV, a história é outra: a câmera teleobjetiva é de fato móvel, podendo se movimentar livremente entre 85mm e 125mm (ou qualquer ponto nesse intervalo). Trata-se de uma aproximação de 3,5x a 5,2x em relação à lente grande-angular, de 24mm, também presente aqui (temos ainda uma terceira câmera, ultra-angular, de 16mm). Todos os sensores têm 12 megapixels.

Além disso, temos uma câmera frontal de 12MP e recursos como reconhecimento de objetos a 120 quadros por segundo — o que permite que o smartphone reconheça (e foque) em elementos como rostos e olhos basicamente em tempo real. Todas as câmeras podem filmar em 4K a 120 quadros por segundo, também.

Em outros aspectos, temos uma tela OLED1 4K de 6,5 polegadas, 120Hz e proporção de 21:9, como já é tradicional entre os smartphones da Sony — vale notar que a fabricante escolheu manter bordas mais “significativas” nas extremidades inferior e superior para acomodar elementos como a câmera frontal e os alto-falantes, o que deixa a tela completamente livre de recortes e buracos (mas torna todo o conjunto ainda mais alto).

O processador é o Snapdragon 8 Gen 1, flagship mais recente da Qualcomm, e temos 12GB de RAM2 e 512GB de armazenamento — expansível via cartões microSD, vale notar. A bateria tem 5.000mAh, e o aparelho tem suporte a carregamento rápido com recarga de 50% em apenas 30 minutos; também há suporte a carregamento sem fio. O leitor de digitais fica embutido no botão de liga/desliga, na lateral, e temos um botão de disparo próprio para a câmera. Ah, todo o conjunto tem certificado IP68 de resistência a água e poeira.

Obviamente, toda essa tecnologia e força bruta não sairá barato: o Xperia 1 IV custará US$1.600 — o mesmo que a versão mais cara do iPhone 13 Pro Max, que tem o dobro de armazenamento (nativo). Mais informações sobre países e preços deverão ser divulgadas sem breve pela Sony.

Vale conferir também o Xperia 10 IV, futuro intermediário da Sony que troca boa parte das suas especificações de ponta por uma lista mais modesta: tela OLED de 6″, 1080p e 60Hz, chip Snapdragon 695, 6GB de RAM, 128GB de armazenamento três câmeras traseiras (sem abertura variável), bateria de 5.000mAh e carregamento rápido de 30W. O aparelho será lançado na Europa em junho, por 500€.

via Engadget

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
GoalSetter

Esse app brasileiro coloca você no controle das suas finanças

Próximo Artigo

Segunda temporada de "Physical", do Apple TV+, ganha trailer

Posts Relacionados