O melhor pedaço da Maçã.

Shlayer foi a ameaça mais disseminada entre Macs em 2019

Um em cada 10 usuários foram infectados pelo malware
Lifewire
Códigos

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, os Macs têm sido alvos frequentes do Trojan (um tipo de malware) Shlayer. De fato, a ameaça infectou um a cada dez computadores em 2019, colocando-o à frente de diversos adwares, que são as ameaças mais comuns.

Publicidade

A Kaspersky explicou que o Shlayer está ativo desde o início de 2018, mas foi só no ano passado que o malware “se popularizou”. Mais precisamente, cerca de 10% de todos os Macs foram atacados com ele e, por si só, o Shlayer representa 30% de todos os Trojans detectados no macOS.

Essa ampla disseminação se deu devido ao fato de que o Shlayer é distribuído em milhares de sites, muitos deles legítimos, e por não exigir muita interação do usuário. Nesse sentido, basta clicar num link (a partir de páginas de publicidade ou mensagens/alertas falsos) infectado para que o Trojan seja instalado.

Isso inclui o YouTube, onde os links para sites maliciosos foram incluídos nas descrições dos vídeos, e a Wikipédia, onde esses links estão ocultos nas referências dos artigos.

Após instalado, o Shlayer tenta adicionar uma nova extensão ao Safari, mostrando para o usuário uma mensagem falsa de que a instalação foi concluída, levando o usuário a autorizar seu uso. Com isso, é criada uma ponte entre o seu computador e o do agente malicioso, que pode visualizar informações e/ou controlar a navegação remotamente.

Publicidade

O relatório da Kaspersky vai ao encontro de uma pesquisa publicada pela Malwarebytes, em dezembro passado, na qual a empresa afirma que o número de malwares para Macs pode estar aumentando. Além do Shlayer, a Kaspersky também apontou um número crescente de adwares HEUR.

Lista de ameaças mais comuns para macOS em 2019

Para se proteger e evitar a infecção pelo Shlayer ou qualquer outro malware, a Kaspersky recomenda que os usuários instalem softwares e atualizações somente de fontes confiáveis e procurem mais informações sobre os sites dos quais baixam qualquer tipo de conteúdo.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Earth 3D – World Atlas, HappyCow Find Vegan Food, Sketch n Cartoonize e mais!

Próx. Post

Relatório aponta Amazon como a marca mais valiosa do mundo, seguida por Google e Apple

Posts Relacionados