O melhor pedaço da Maçã.

Como apagar o conteúdo e os ajustes do Mac

Se você já precisou redefinir um iPhone/iPad, deve saber o quão fácil é fazer isso. Bastam alguns toques para que o conteúdo desses dispositivos seja apagado e eles sejam redefinidos para os ajustes de fábrica.

Publicidade

Nos Macs, isso nunca foi bem assim. Normalmente, esse processo é um pouco mais demorado e requer que você siga alguns passos, que dependem muito se você está usando um computador com chip da Intel ou um Apple Silicon.

A partir do macOS Monterey 12, a Apple está facilitando esse processo, possibilitando que, com um simples clique, todos os conteúdos e ajustes do seu Mac sejam apagados de uma só vez!

Apesar disso, existem alguns poréns: o seu computador precisa, obviamente, já estar com a versão mais atual do sistema operacional. Além disso, ele precisa ter um Apple Silicon (M1, M1 Pro ou M1 Max) ou ter o chip T2 de segurança, disponível nas seguintes máquinas com processadores Intel:

  • MacBook Air (modelos de 2018, 2019, 2020 e 2022)
  • MacBook Pro de 13″ (2018, quatro portas Thunderbolt; 2019, quatro portas Thunderbolt; 2019, duas portas Thunderbolt; 2020, quatro portas Thunderbolt e 2020, duas portas Thunderbolt e modelo de 2022)
  • MacBook Pro de 14″
  • MacBook Pro de 15″ (modelos de 2018 e 2019)
  • MacBook Pro de 16″ (modelos de 2019 e 2021)
  • Mac mini (modelo de 2018)
  • Mac Pro (modelo de 2018, versões torre e rack)
  • iMac Pro
  • iMac com tela Retina 5K de 27″ (modelo de 2020)

Como apagar o conteúdo e os ajustes

Com isso em mente, vamos ao processo em si. Em Macs com o macOS Monterey 12, abra as Preferências do Sistema e, na barra de menus, clique em Preferências do Sistema » Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes.

Em Macs com o macOS Ventura 13 ou superior, abra os Ajustes do Sistema, clique em “Geral” e em “Transferir ou Redefinir”. Depois, selecione a opção “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes…”.

Com isso, o assistente será aberto. Digite a senha usada para desbloquear o seu Mac; se quiser, faça o backup dos seus dados usando o Time Machine antes de proceder para garantir — afinal, nunca se sabe…

Feito isso, clique em “OK” para visualizar os dados que serão apagados (arquivos, ID Apple, cadastros de impressões digitais, conexão com acessórios Bluetooth, cartões cadastrados no Apple Pay e mais).

Clique em “Continuar” e digite a senha do seu ID Apple para confirmar a operação.

O Mac será reiniciado — um processo que poderá demorar mais do que o normal, por motivos óbvios. Depois disso, é como se o seu computador estivesse saindo da caixa, apresentando a tela de boas-vindas e de configuração inicial para você usá-lo. Ou seja, é ótimo quando estamos vendendo e vamos entregar o Mac para o novo dono.


Fácil, né? 😊


Ícone do app macOS Monterey
macOS Monterey de Apple
Compatível com Macs
Versão 12.7.4 (12.1 GB)
Requer o macOS 10.9 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter poderá permitir troca de ícones na barra inferior do app

Próx. Post

Como criar uma Nota Rápida no Mac

Posts Relacionados