O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pesquisadores provam que dá para invadir um iPhone desligado

A descoberta de pesquisadores alemães mostra como o chip Bluetooth dos iPhones pode ser utilizados para ataques
iPhone hackeado
Firstpost

Viver de maneira tão conectada também implica em estar sujeito a vulnerabilidades. E parece que desligar os aparelhos é a maneira derradeira de se fechar a qualquer risco, certo? Pesquisadores alemães mostraram recentemente que não.

Publicidade

Acadêmicos da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, descobriram uma brecha em iPhones enquanto estão no modo reserva de energia — quando a bateria já está com nível de carga baixíssimo e o aparelho desliga, mas ainda ficam disponíveis cartões expressos no Apple Pay, chaves do Car Key e a localização do Buscar para iPhones a partir do modelo 11.

Nesse modo, ficam ligados o chip de NFC1, o U1 (de banda ultralarga) e o do Bluetooth. Isso é útil para diversos recursos, embora seja também a fonte da vulnerabilidade em questão.

Segundo os pesquisadores alemães, não há criptografia ou barreira que impeça a invasão do aparelho por meio do chip do Bluetooth. Em um artigo publicado [PDF], eles sugerem que haja uma mudança no firmware do componente para corrigir a falha. Apesar disso, os próprios acadêmicos afirmam que a vulnerabilidade exige que o iPhone tenha passado pelo processo de jailbreak.

Publicidade

Suas descobertas foram resumidas no vídeo abaixo:

Ryan Duff, um outro pesquisador ouvido pela Motherboard (coluna de tecnologia da VICE), disse que pode ser possível atacar o chip do Bluetooth e modificar o firmware, mas que não fora isso que o grupo alemão conseguiu fazer. Duff adicionou, ainda, que não se trata de uma invasão sem que haja vulnerabilidades prévias.

De qualquer forma, é mais um modo possível de buscar brechas nos iPhones, além da importante lembrança de que o componente usado para realizar o ataque não conta com criptografia que impeça uma invasão. Isso deverá motivar um reforço por parte da Apple nesse âmbito.

via Ars Technica

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AirPods Pro

Alerta agudo nos AirPods teria rompido tímpanos de adolescente

Próximo Artigo
ScanWatch Horizon

Withings lança relógio com visual clássico e suporte ao app Saúde

Posts Relacionados