O melhor pedaço da Maçã.
Worawee Meepian / Shutterstock.com
Telegram no iPhone

TSE terá canal oficial no Telegram para combater fake news

Em fevereiro passado, comentamos que o Telegram havia ficado de fora de um acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as principais redes sociais e plataformas de mensagens no Brasil, devido à dificuldade que o órgão vinha tendo em estabelecer contato com os representantes do mensageiro.

Publicidade

Após quase ter sido banido do território brasileiro, o Telegram se atentou às determinações da justiça brasileira e se comprometeu a identificar posts contendo informações falsas (fake news). Agora, o mensageiro enfim assinou um acordo com o TSE focado justamente no combate à desinformação.

O TSE é o primeiro organismo eleitoral do mundo a assinar um acordo dessa natureza com a plataforma, que prevê uma série de ações concretas e medidas específicas, entre elas a criação do canal verificado do Tribunal no Telegram, que será usado para divulgar informações sobre as eleições.

Além das medidas que o Telegram já havia adotado, a nova resolução determina “a criação de um canal de denúncias, o desenvolvimento de informações oficiais sobre as eleições e a marcação explícita de conteúdos considerados desinformativos”.

Dessa forma, o TSE terá, assim como no WhatsApp, um canal oficial para tirar dúvidas e divulgar informações sobre as eleições. Também como parte do combinado, o Telegram disponibilizará suporte para a criação do bot Tira-Dúvidas.

Publicidade

Por fim, o Telegram disponibilizará, ainda, um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram conduzirá uma investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma.

Segundo as informações, o acordo vigorará até o fim deste ano e poderá ser renovado posteriormente.


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via O Globo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

YouTuber tenta “consertar” carregamento do Magic Mouse, mas…

Próx. Post

Apple lança programa de treinamento para profissionais de TI

Posts Relacionados