O melhor pedaço da Maçã.
Nuki Smart Lock 3.0

Review: Nuki Smart Lock 3.0 deixa a sua fechadura inteligente

Desde que eu comecei a testar produtos inteligentes compatíveis com o protocolo HomeKit (da Apple), um dos que eu mais queria experimentar era uma fechadura inteligente.

Publicidade

Mas como aqui em casa nem todos são adeptos a essa ideia, queria uma que fosse simples de usar, fácil de instalar e que ainda permitisse abrir a porta com a boa e velha chave, para não criar uma mudança de rotina tão grande para quem não curte essa ideia. Quando descobri a Nuki, ela se mostrou a escolha ideal para esse teste.

Em março passado, eu recebi um kit muito legal deles para testar, composto pela fechadura Nuki Smart Lock 3.0, e pelos acessórios Nuki Bridge e Nuki Power Pack. E, para que o conjunto funcionasse na minha porta, eles também enviaram o Nuki Universal Cylinder (o miolo da fechadura compatível com a que eu usava aqui em casa, que era uma da Keso).

Desde então, eu venho testando esse conjunto. Eis a minha opinião completa sobre os produtos!

As opções da Nuki

Falando da fechadura em si, a Nuki trabalha com dois modelos: a Smart Lock 3.0 e a Smart Lock 3.0 Pro. Eu testei o modelo comum, mas a verdade é que elas são bem parecidas — os diferenciais do modelo Pro são basicamente duas opções de cores (branca e preta) em vez de uma (branca), Wi-Fi embutido (que exclui a necessidade de usar a Nuki Bridge para controlar a fechadura fora de casa) e uma bateria recarregável em vez de trabalhar com quatro pilhas AA.

Publicidade

Não posso falar da Smart Lock 3.0 Pro, mas o modelo comum, ainda que seja bem bonito, não tem um aspecto muito premium por ter o plástico como material principal. Isso não quer dizer que ela seja ruim ou frágil. Mas que seria mais interessante utilizar um material mais rígido, que passe mais confiança ao usuário — até por estamos lidando com uma fechadura —, isso sem dúvida.

Instalação

Falando da instalação, por mais que a Nuki Smart Lock 3.0 seja mesmo mais amigável do que outras fechaduras — é só ver o trabalhão que o Rafa teve para instalar a dele —, é claro que problemas podem acontecer. E aconteceram.

Publicidade

Antes de qualquer coisa envolvendo a fechadura da Nuki em si, você precisa ver se o miolo da sua fechadura atual é compatível com a Smart Lock 3.0 [Pro]. No site da empresa, existe um passo a passo para você ir respondendo e ver se a sua fechadura atual é compatível. No meu caso, ainda que compatível, eu teria que trocar o miolo pelo Nuki Universal Cylinder, já que a minha antiga tinha não tinha uma chave no lado de dentro (era uma peça fixa que não era compatível com a Nuki, impedindo a instalação da Smart Lock 3.0).

Fechadura antiga da minha porta

Deu para perceber, então, que para usar a fechadura da Nuki, você precisa de uma fechadura que tenha uma chave no lado interno e que se encaixa na Nuki em si — ou, é claro, como no meu caso, usar o Nuki Universal Cylinder que também tem um encaixe perfeito na fechadura.

Essa parte é bem fácil. Se você leva algum jeito para tarefas domésticas, pode até conseguir fazer sozinho; agora, a parte da instalação em si… pelo menos aqui, eu não consegui.

Publicidade

Mesmo com a ajuda de um chaveiro, tivemos que basicamente “destruir” uma peça de plástico que encaixa na porta e é responsável por fixar a Nuki Smart Lock 3.0 em si. No meu caso, o problema é que nenhuma das peças fornecidas pela Nuki (são duas que vêm na caixa do produto, uma mais fininha e uma mais espessa) tinham profundidade suficiente para que eu conseguisse fazer a instalação sem essa “personalização” forçada.

No fim das contas eu consegui, mas se eu desencaixar a Nuki da porta, dá para ver que foi tudo na “gambiarra” mesmo. 😅

Na parte de fora da porta, vale notar, absolutamente nada muda: você continua podendo abrir a porta com a chave e eu não tive nem que mexer na peça que fica por cima da fechadura em si.

Acessórios

A Nuki oferece uma variedade de acessórios para tornar o uso da Smart Lock 3.0 [Pro] ainda melhor. Você pode instalar um botão para abrir a porta quando você se aproximar (via Bluetooth), um outro que você coloca ao lado do interfone para já abrir a porta quando estiver falando com alguém, um sensor para identificar se a porta está aberta ou não, um keypad para abrir a porta com códigos numéricos, entre outros.

Como eu recebi a Smart Lock 3.0, a Nuki fez questão de me enviar também a Nuki Bridge e o Nuki Power Pack.

A Nuki Bridge nada mais é do que uma “ponte” a qual permite que você acesse sua fechadura remotamente. É bem verdade que você pode abrir e fechar a porta (mesmo longe de casa) pelo app Casa (Home). Mas o que a Nuki Bridge faz é basicamente permitir que você controle a fechadura pelo app da Nuki e faça todos os ajustes que conseguiria fazer estando em casa, só que fora (ou seja, mudar todos os ajustes disponíveis).

Já o Nuki Power Pack é algo bem simples: uma bateria recarregável (via USB-C, em formato de quatro pilhas AA) que você encaixa no lugar das pilhas, a fim de facilitar o uso da fechadura.

Não posso opinar ainda sobre a duração dessa bateria, pois ainda não precisei recarregá-la. 😀

Configuração

Vou dividir a configuração em duas, pois uma coisa é a configuração da fechadura em si; outra é a da Nuki Bridge — que era para ser simples, mas eu “sofri” um pouco.

A fechadura em si é bem fácil de configurar pelo app Nuki Smart Lock.


Ícone do app Nuki Smart Lock
Nuki Smart Lock de Nuki Home Solutions GmbH
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2024.4.1 (180.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Tudo o que você precisa fazer é abrir o app, tocar em Manage My Devices » Smart Lock » Add new Smart Lock » Set up Smart Lock e seguir as informações (em inglês) na tela. Com a fechadura devidamente configurada no app, aí você pode fazer os ajustes de acordo com o seu gosto/uso.

Por aqui, eu configurei algumas coisas bem legais, como ações (deslizar para o lado esquerdo e direito para fechar e abrir a porta), o tempo exato que eu quero que a porta fique completamente aberta (sem aquela lingueta para fora, para permitir que eu empurre e ela abra), se ela roda 360º (uma volta) ou 720º (duas voltas) para fechar, o tempo exato para ela fechar/trancar automaticamente, o tempo exato pra ela fechar/trancar automaticamente quando ela perceber que eu saí de casa (com base na localização), além de permitir que a porta seja aberta e fechada pressionando o botão físico dela.

Obviamente, na tela principal do app, temos um grande botão que mostra o estado atual da fechadura (trancada ou aberta); tocando nele, você confirma se quer abrir ou fechar a porta.

E, como falei acima, você também pode configurar ações para quando deslizar essa tela para a direita ou a esquerda. Além disso, você pode configurar ações no botão físico da porta — por aqui, eu configurei para ela abrir com um toque e fechar com dois toques:

YouTube video

Segurança e Siri

Deu para ver na imagem acima que, mesmo tocando no botão grandão para abrir a porta, você precisa confirmar a ação. Por conta da segurança que envolve uma fechadura, todas as suas ações precisam ser confirmadas (como se fosse uma confirmação em duas etapas, por assim dizer).

A integração da fechadura com a Siri também vai até a página dois, justamente por isso. Você pode pedir para a assistente abrir a porta numa boa pelo seu iPhone ou Apple Watch, por exemplo, como eu fiz no vídeo abaixo.

YouTube video

Mas não tente realizar essa ação pelo HomePod. Ao fazer isso, a Siri informa que tal ação só pode ser feita por um dispositivo pessoal — o que faz muito sentido, já que uma pessoa qualquer poderia chegar aqui perto da minha janela, por exemplo, e pedir para a Siri (no HomePod) abrir a minha porta.

Auto Unlock

Uma das coisas mais legais, talvez, seja o recurso Auto Unlock que, como o próprio nome indica, abre a porta automaticamente — com base na sua localização. Você configura no mapa onde a fechadura está localizada (sua casa) e o raio dessa cerca virtual (no meu caso, coloquei para 100 metros).

A partir daí, ao entrar nessa cerca virtual, você recebe uma notificação (no iPhone e no Apple Watch) informando que ao se aproximar da fechadura e o Bluetooth fizer a conexão com ela, a porta se abrirá automaticamente. Da mesma forma, se sair de casa e for se afastando, ela percebe que você já não está próximo e sugere trancar logo a porta — que, no meu caso, eu ajustei para trancar sempre cinco minutos depois de ser aberta.

É uma mão na roda, sem dúvida, mas você precisa se atentar a alguns possíveis problemas. E não estou me referindo a uma vez ou outra que a porta simplesmente não abre — algo que já aconteceu por aqui, muito provavelmente porque eu fui na esquina ou em algum lugar próximo e a fechadura entende que eu não saí da cerca virtual.

No meu apartamento, são três portas: um portão da rua que entra para a área comum, um outro que entra no prédio em si e, finalmente, a porta da minha casa. Só que, se eu entrar de carro, eu passo bem perto dessa segunda porta que, por sua vez, é ao lado da porta do meu apartamento em si (já que eu moro no primeiro andar). Então você já imaginou, né? Quando eu chego de carro e passo próximo à minha porta em direção à garagem, a porta da minha casa abre.

Como eu ainda tenho que estacionar o carro e voltar para casa, nesse período a porta fica aberta e qualquer um pode entrar. Então, se você tem um cenário parecido com esse, é bom avaliar se vale ou não usar essa função.

Convidando outros usuários

O bom de se ter uma fechadura digital é não precisar de chave — ainda que a Nuki, como falei, continue permitindo que você abra a porta com a sua.

No app, há uma seção chamada Manage users pela qual você pode adicionar e remover pessoas as quais podem abrir a sua porta usando o smartphone dela — para isso, essa pessoa precisa necessariamente instalar o app Nuki, a não ser que ela faça parte da sua casa no HomeKit e abra/feche a porta por lá.

Por aqui, eu convidei a babá das crianças e a Alessandra (esposa), por exemplo. E ao convidar alguém, você pode configurar um período que ela pode abrir/fechar a porta (por um ano, por exemplo), além de também poder ajustar os dias da semana e os horários que a pessoa pode controlar a porta pelo smartphone.

Outras configurações

Existem ainda outras opções que eu particularmente não uso, mas que podem fazer sentido para você, como o Night mode (que fecha a porta automaticamente — com rotação de 720º — e ativa o modo de economia).

Por falar em Energy-saving mode, eu deixei no automático — esse modo determina o intervalo que a fechadura se comunica com o app; quando menor o intervalo desse escaneamento do Bluetooth, menos energia é usada.

Há ainda recursos como Optimize locking (que reduz a distância do fechamento e economiza tempo e bateria), opção de permitir que novos aparelhos façam o emparelhamento com a fechadura via Bluetooth e outras coisas mais.

Você também pode controlar a fechadura pela web (seu computador), atualizar o firmware da fechadura e ver um registro com todas as vezes que a porta foi aberta/fechada. Por falar em registro, as notificações de abertura e fechamento no iPhone/Apple Watch são ótimas para você controlar que a porta realmente fechou (quando você saiu) e se alguém entrou na sua casa quando você estava fora — que, aliado a uma câmera como a Logitech Circle View ou a Aqara Camera Hub G3, funciona que é uma beleza!

Compatibilidade com o HomeKit

A configuração com o HomeKit é feita daquele jeito tradicional. Você pode escanear o código que vem no próprio produto ou fazer a sua adição pelo app Nuki.

Como sempre, o controle pelo app Casa é bem limitado. Você pode criar automações e cenas diversas, mas pelo controle você pode abrir e fechar a porta. E só — não que você precise de muito mais do que isso, mas…

E se a bateria acabar?

Isso é uma dúvida que muita gente tem. Ainda que você receba notificações quando a bateria/pilha estiver acabando, com a Nuki Smart Pro 3.0 você não tem com o que se preocupar.

Do lado de fora, como já falei, você pode abrir com a sua chave numa boa. Do lado de dentro, o circulo é giratório e serve como uma chave manual. Girando para a esquerda, você abre a porta; para a direita, fecha. Simples assim.

YouTube video

E se a porta abrir e não fechar sozinha?

Como disse acima, eu configurei a porta para sempre fechar cinco minutos após ser aberta. Mas se por um acaso alguém não empurrar a porta até o fim para que a tranca entre no buraco dela e a Nuki não conseguir fechar a porta como deveria, o LED da Smart Lock 3.0 [Pro] fica piscando em vermelho para informar que há algo de errado.

Quando você percebe o problema, basta empurrar a porta até o fim que ela se tranca. 😉

Configurando a Nuki Bridge

Essa foi a parte que me deu mais dor de cabeça. O que era para ser algo simples, se transformou num desafio.

Na teoria, tudo o que eu tinha que fazer era entrar em Manage my devices » Bridge » Manage Brigde. Só que, ao fazer isso e configurar o acessório, ele se conectava à fechadura e depois voltava a essa estaca zero de configuração. Após muitas tentativas, resolvi tentar outro caminho.

Fui então nas configurações da Smart Lock 3.0 e descobri uma seção chamada Connection status. Entrando nela e tocando no “i” (canto superior direito), vi que a “Connection via Bridge” não estava ativada — sabe-se lá o motivo.

Tocando ali no círculo ao lado, a conexão foi feita e nunca mais desfeita. Pronto, problema resolvido! Mas até eu descobrir isso, foram muitos dias…

Vale a pena?

Eu estou adorando. De forma crua (sem todos os acessórios que estão disponíveis), a Nuki Smart Pro não tem todos os recursos que você encontra em outras fechaduras mais parrudas como a Aqara N200 que o Rafa testou (impressão digital, teclado numérico e mais), nem a desejada compatibilidade que com o app Carteira (Wallet) que algumas novas no mercado, como a Aqara D100, oferecem.

Mas o trunfo dela é justamente ser uma fechadura que se adapta, na medida do possível, à sua porta e à sua fechadura já existente. Ela é uma camada de inteligência que você adiciona à sua porta sem precisar desmontar e refazer a sua porta — algo que pode acontecer a depender do modelo de fechadura inteligente que você adquirir.

Colocando isso no papel, eu recomendo facilmente a Nuki para quem quer, assim como eu, ter a possibilidade de automatizar e de abrir/fechar sem depender de uma chave — ainda que isso continue sendo possível.

Onde comprar?

Por ser uma empresa austríaca, a Nuki é mais facilmente encontrada em lojas online em países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, República Tcheca e Suíça). Curiosamente, os produtos da Nuki também estão disponíveis no Chile.

Na Europa (pegando a Alemanha como exemplo), a Smart Lock 3.0 sai por 150€; o modelo Pro sobe para 270€; já a Nuki Bridge custa 100€; o Power Pack sai por 50€; por fim, o Nuki Universal Cylinder custa cerca de 80€.

Ela também pode ser encontrada na Amazon americana, que faz a importação do Reino Unido para os Estados Unidos.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 6s: o derradeiro do iOS 15 ainda é uma opção em 2022?

Próx. Post

Filmes da semana: compre “Um Lugar Silencioso – Parte II”, com Emily Blunt, além de vários outros títulos por R$9,90!

Posts Relacionados