O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Protótipo de PowerBook G4

Vídeo mostra raro protótipo do PowerBook G4

Um vídeo do canal Computer Clan explora um protótipo do computador PowerBook G4 de 17 polegadas, o último antes do início dos MacBooks e também da transição da arquitetura de processadores PowerPC para os da Intel. O canal conta, ainda, com outros vídeos de objetivo similar com outros dispositivos antigos da Apple.

Publicidade

Inicialmente, o apresentador compara o protótipo a uma unidade comercializada do PowerBook G4, lançado em 2001. Ele afirma que o alumínio da versão de testes é mais “cru”, enquanto o do que foi vendido é mais trabalhado. Isso faz sentido se imaginarmos que esse nível de detalhe não é tão relevante na fase em que o produto está em construção.

Além disso, são vistas etiquetas, comuns em protótipos e versões de teste de algum aparelho. Nesse caso, uma delas explicita que o PowerBook não passou pela aprovação da governança de telecomunicações dos Estados Unidos (Federal Communications Comission, ou Comissão Federal de Comunicações), além de dizer que o local de fabricação da peça foi em Taiwan.

Já outra traz um código de barras e uma indicação de que o computador estava sendo testado no time de desenvolvimento da Apple, certamente para identificação interna da unidade. Há, ainda, um adesivo em que está escrito “MediMac” — uma equipe interna da empresa que auxilia pessoas com protótipos em teste.

Publicidade

Internamente, um detalhe chama a atenção: a placa-mãe do protótipo é vermelha, algo comum em peças de teste da Apple, como falou o YouTuber. Vários componentes, como o disco rígido, têm a inscrição DVT, que significa design validation test, ou teste de validação de design, em tradução livre.

Outro detalhe interessante são os números e letras escritos à mão na dobradiça do PowerBook G4. Como em alguns componentes, está escrito EVT, com o “E” significando engineering, ou engenharia. Isso torna a experiência de explorar um protótipo ainda mais profunda, já que nos aproximamos do processo de produção na época.

O apresentador também notou que cabos e demais partes internas do computador estão dispostas de maneira mais rudimentar, o que é natural em peças de teste.

Publicidade

Por fim, ele ainda ligou o PowerBook, que está surpreendentemente funcionando! Há alguns aplicativos instalados e até uma pasta chamada Developer (Desenvolvedor). O computador encontra-se rodando o Mac OS X Tiger, versão 10.4.11.

Interessante ver um protótipo funcional de um produto lançado mais de 20 anos atrás, não?

MacBooks Pro de 14″ e 16″

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Dragon Quest Builders

Dragon Quest Builders está agora disponível para iOS e Android (em português)

Próximo Artigo
DayCircle

Promoções na App Store: DayCircle, Triad Smash, Tongo Circo e mais!

Posts Relacionados