O melhor pedaço da Maçã.
Homem acessando o Nubank pelo iPhone

Nubank ressarce jovem que teve iPhone roubado e conta invadida

A estudante do Rio de Janeiro teve um prejuízo de cerca de R$7 mil

No dia 28 de maio, a estudante Thamires Norberto foi furtada em um show no Rio de Janeiro. Ela teve o seu iPhone levado, mas esse foi apenas o começo de um pesadelo.

Publicidade

Quem cometeu o crime também conseguiu acessar a contas bancárias da jovem no Nubank, no Mercado Pago e supostamente no Banco do Brasil. Isso foi feito à revelia do fato de o aparelho e os aplicativos bancários precisarem de senha de acesso. Com isso, ela teve um prejuízo total de cerca de R$7 mil, como expôs no Twitter.

Foram transferidos R$6.400 do Nubank para uma conta utilizada pela própria estudante e por uma amiga para uma loja no Mercado Pago. Então, roubaram a quantia disponível nessa última instituição bancária. Foi feito um saque, bem como uma transferência para uma conta de uma pessoa desconhecida no PagSeguro. Além disso, a vítima relata que a senha do aplicativo do Banco do Brasil também foi modificada.

Como é possível imaginar, Thamires ficou completamente desolada com a situação, que foi agravada por um tratamento que ela considerou bastante aquém do esperado. “[…] não é só o dinheiro. É a impotência, a violação, o desespero, o medo, o trauma. Só queria conseguir resolver alguma coisa”, afirmou a jovem em uma longa thread no Twitter na qual relatou todo o caso.

Publicidade

Ela registrou um boletim de ocorrência numa delegacia e o encaminhou aos bancos, junto a explicações sobre a situação e pedidos de devolução do valor. Todavia, só era dito que a situação “seria analisada”, sem previsões concretas. Um atendente do Banco do Brasil chegou a dizer que a troca de senha relatada seria algo impossível de ser feito.

Finalmente, no dia 30 de maio, Thamires foi a uma agência do Banco do Brasil, onde constatou que a senha não foi trocada. Ela apenas não conseguia acessar o app em outro aparelho por ele ser desconhecido (algo muito comum em se tratando dessa instituição bancária). Por isso, a jovem destacou a importância do atendimento presencial.

YouTube video

Ontem, o Nubank entrou em contato com a vítima e afirmou que concluiu a análise, além de ter devolvido o valor retirado indevidamente de sua conta. Em nota ao TecMundo, o banco afirmou que “assim que tomou conhecimento do caso, entrou em contato com a usuária por telefone sinalizando que estava dando início às tratativas. Feito isso, iniciou a análise sobre o que ocorreu entre as instituições financeiras envolvidas no fluxo”.

Publicidade

Thamires segue reclamando do Mercado Pago, que ainda não devolveu a parte do dinheiro dele retirada. A empresa disse ao TudoCelular que, “assim que tomou conhecimento do caso, entrou em contato com a usuária por telefone sinalizando que estava dando início às tratativas. Feito isso, iniciou a análise sobre o que ocorreu entre as instituições financeiras envolvidas no fluxo”. Além disso, afirmou que entraria em contato no dia de hoje para dar um retorno à vítima.

O PagSeguro, para onde foi parte do dinheiro roubado, afirmou, em nota, que “segue padrões rígidos de segurança”. A empresa adicionou, ainda, que “no caso específico, tão logo tomou conhecimento do assunto via Twitter, o PagBank PagSeguro tentou contato com a estudante pelo Twitter para obter mais informações e localizar as contas envolvidas, mas sem retorno até o momento. A empresa aguarda contato da estudante para analisar o caso e avaliar providências”.

A estudante reiterou a indignação com tudo o que aconteceu, em especial o tratamento de descaso dos bancos de onde o dinheiro foi retirado. Ela agradeceu pela repercussão que o caso teve, creditando somente a isso o fato de estar conseguindo a devolução dos valores roubados.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple continua no topo do mercado de chips para tablets

Próx. Post

Apple Music celebra Mês do Orgulho com conteúdo temático

Posts Relacionados