O melhor pedaço da Maçã.

YouTube agora sincroniza seu app para iPhone com TVs para comentários, curtidas e mais

Sincronização de apps do YouTube (smartphone e TV)

O YouTube anunciou hoje uma função que permite sincronizar o seu aplicativo para dispositivos móveis com o de televisões. Diferentemente do recurso “Transmitir”, a ideia é que se use as duas telas (da TV e do smartphone) de maneira simultânea, permitindo assistir a vídeos na TV e fazer comentários, curtidas e inscrições pelo smartphone. Dessa forma, não é preciso realizar essas ações com o controle remoto.

Publicidade

Não é necessário que a TV e o telefone estejam conectados à mesma rede Wi-Fi, apenas que ambos encontrem-se com a mesma conta do Google/YouTube. Foi dito que é estudado, para o futuro, permitir o login de múltiplas pessoas em uma mesma televisão, de maneira a abarcar pessoas diferentes que moram numa mesma casa, por exemplo.

A ideia da função é como se fosse o recurso “Transmitir” ao contrário, como sugeriu o The Verge. No lugar de ir mandando vídeos para a tela grande, pode-se iniciar o consumo de conteúdo na própria TV. Então, o uso pode ser estendido para uma segunda tela, integrando-as para incrementar a experiência do usuário.

A versão para televisões é bastante importante para o YouTube. Segundo a empresa, são exibidas mais de 700 milhões de horas de vídeos diariamente por meio dessa plataforma, o que motiva a criação de recursos que melhoram o uso do aplicativo em TVs. Além disso, como mostrou uma pesquisa, 88% das pessoas veem televisão usando o celular e, no caso do YouTube, muitos ficam com ele aberto em ambos os dispositivos, motivando ainda mais a integração.

Publicidade

Esse é apenas o primeiro passo para a integração que agora inicia. Foram anunciados futuros recursos, como o de mostrar comentários enviados pelo celular na televisão. Além disso, o YouTube poderá usar a segunda tela menor para incorporar uma função de compras dentro do próprio aplicativo, em concertação com o que estiver sendo exibido na TV.

A sincronização já havia sido mencionada em um artigo no blog do YouTube em fevereiro. Apesar de ser uma função interessante e que, de certa forma, partiu do próprio uso das pessoas, é interessante notar como ela também é uma maneira de o serviço render-se da tentativa de construir uma interface de uso confortável para televisões. Realizar ações como comentários, inscrições ou digitação com um controle remoto parece um castigo e a solução encontrada foi direcionar isso para o já consolidado app móvel. A empresa, porém, tentará tornar essa transição imperceptível ao máximo ao aperfeiçoar a integração nascente.

Para usar o novo recurso, é necessário que os aplicativos para YouTube estejam atualizados em todas as plataformas (smart TV e iOS/Android). Será exibido um popup no aplicativo móvel com a sugestão de sincronizar os dispositivos. Para os que ainda não conseguem realizá-lo, a função será liberada aos poucos nas próximas semanas.

Publicidade

Digitar letra por letra de um comentário com as setas do controle remoto nunca mais, né? 🙏🏼


Ícone do app YouTube
YouTube de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 19.12.3 (332.6 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music celebra Mês do Orgulho com conteúdo temático

Próx. Post

Microsoft anuncia Surface Laptop Go 2, com mais armazenamento

Posts Relacionados