O melhor pedaço da Maçã.

Como funciona o golpe no WhatsApp que rouba conta com ligação

A fraude consiste em convencer alguém a realizar uma ligação e ativar o encaminhamento, mas tem uma maneira fácil de ser evitada
Sergei Elagin / Shutterstock.com
WhatsApp com cadeado aberto

Alguns dias atrás, mostramos aqui um golpe destinado a roubar contas de WhatsApp. Até então, sabia-se apenas que ele consistia em convencer pessoas a realizarem uma chamada para números específicos, que começavam em alguns prefixos. Então, os golpistas obtinham acesso ao mensageiro de quem foi enganado.

Publicidade

O modo como isso acontecia ainda não havia ficado claro, ao menos até agora. O CEO1Chief executive officer, diretor executivo. da empresa de segurança cibernética CloudSEK, Rahul Sasi, que já havia noticiado o golpe antes, agora deu mais detalhes sobre como ele ocorre. Ele publicou a explicação de como o procedimento funciona em sua conta do Instagram.

Segundo Sasi, o objetivo da ligação é ativar o redirecionamento de chamadas no telefone da vítima sem que ela note, ao menos a tempo. Dessa forma, o golpista inicia o processo de login com a conta do WhatsApp da pessoa e envia o código de ativação por ligação, que chegará no número para o qual o criminoso direcionou.

O mecanismo tem um certo nível de complexidade, mas ele precisa de algumas coisas para funcionar. O atacante precisa ter o número e informações sobre a pessoa na qual deseja aplicar o golpe, já que ela precisa ser convencida a realizar uma ligação para o número que ativa o redirecionamento. Também há a possibilidade de a potencial vítima já ter esse serviço ligado, o que complicaria as coisas.

Publicidade

O CEO da CloudSEK referiu-se às operadoras indianas Jio e Airtel em sua descrição. O site Bleeping Computer também fez testes com a americana Verizon e a europeia Vodafone, atestando ser possível realizar o golpe contra pessoas que utilizam telefones das referidas empresas.

No Brasil, talvez seja um pouco mais difícil concretizar a fraude da maneira descrita. Como mostra esse artigo do Tecnoblog, o serviço, também chamado de Siga-me em nosso país, tem ativação parecida ao mostrado em outros locais. Todavia, os prefixos dos números para os quais se faz a ligação começam com um asterisco, como “*21*”. Isso exigiria que um possível golpista, por exemplo, dissesse que a ligação a ser feita teria algo a ver com a operadora.

De todo modo, é importante lembrar que é impossível concretizar esse e vários dos golpes envolvendo o WhatsApp tendo a verificação em duas etapas ativa. Ela cria uma senha, pedida periodicamente e também ao ativar o aplicativo em um novo celular. Sem o número, é impossível entrar e usar a conta do mensageiro. Esse tipo de camada de segurança está disponível em muitos serviços online e é importante ativá-la para evitar problemas.

Publicidade

Também não custa reforçar que, hoje em dia, nossos dados pairam por diversos lugares da internet. É assim que pessoas conseguem nossos números de telefone e outras informações, inclusive golpistas.

Assim, quando receber uma ligação, sempre preste atenção e, se possível, tente retornar a chamada para um número público. No mais, desconfie de pessoas que pedem dados sigilosos, ou mesmo qualquer outro sem necessidade. Havendo pedidos de empréstimos, certifique-se de que é realmente uma pessoa conhecida pedindo, ligando ou pessoalmente, para evitar ser enganado.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.77 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter começa a testar feed cronológico nas Comunidades

Próx. Post

Promoções na App Store: LUCH, Crossroads, Brain App e mais!

Posts Relacionados