O melhor pedaço da Maçã.

Gakufu Camera: um app de OCR que lê e toca partituras pra você

Ícone do Gakufu Camera

Os japoneses são estranhos, para os ocidentais, tanto que o mercado de apps móveis de lá recebeu o carinhoso apelido de Galápagos: assim como o arquipélago deu origem a uma fauna bizarra, os celulares na terra do sol nascente rodam aplicativos muito, muito diferentes do que vemos por aqui.

Publicidade

Só que alguns são estranhos no bom sentido, como o 楽譜カメラ (Gakufu Camera, ou “câmera de pontuação”…?). O que ele faz? Usa uma combinação de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) com realidade aumentada para ler partituras em tempo real!

YouTube video

Por enquanto, ele está disponível apenas na App Store do Japão, onde custa 350 yens [2,7MB; requer o iOS 4.0 ou superior], mas pode ser que venha pro lado de cá de Greenwich em breve, já que está disponível tanto em japonês quanto em inglês. Ele permite, além de interpretar as partituras em tempo real, salvar as notas para depois.

Publicidade

Como pessoa musicalmente analfabeta, que não sabe ler nem dó-ré-mi numa partitura, acredito que um app desses seria muito, muito bom de ter, para não ficar completamente boiando na frente desses pontinhos que contêm melodias. Ou melhor ainda: a Apple poderia comprar essa ideia e colocá-la direto no GarageBand do iPad. Seria mágico!

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora você vê, agora não vê mais: como viver num mundo com barras de rolagem invisíveis?

Próx. Post

Camino 2.1 ganha sua primeira versão beta

Posts Relacionados