O melhor pedaço da Maçã.

Jakob Nielsen e usabilidade: “O iPhone é o primeiro dispositivo móvel que vale a pena criticar”

Jakob Nielsen, um dos experts em usabilidade na web mais famosos no mundo, publicou ontem um artigo com uma nova abordagem de usabilidade móvel e resultados de testes muito interessantes que ele vem realizando.

Publicidade

Jakon Nielsen e telefone celular

Um dos destaques, entre as suas recomendações, é de que sites devem criar versões específicas e apropriadas para diferentes aparelhos. Segundo ele, é preciso explorar ao máximo os recursos e funcionalidades que cada produto oferece. Ainda assim, ele afirma que “nem todo site precisa de uma versão móvel” e, diante de um escopo geral, acredita que a usabilidade em dispositivos portáteis não está andando rápido o suficiente.

De acordo com Nielsen, o grande problema é tentar oferecer todos os recursos e funcionalidades de um site para desktops numa tela pequena como a de um iPhone. Além disso, nota que, em geral, as pessoas usam dispositivos móveis apenas para alguns tipos de sites/tarefas — as quais são mais convenientes para fazer independente de onde você estiver. Ele não cita exemplos, mas é bem capaz que estejam nesse bolo redes sociais, comunicação em geral (mensageiros, email, etc.), notícias, esportes, previsão do tempo, etc.

Publicidade

Aliás, falando em iPhone, Jakob diz que ele “é o primeiro dispositivo móvel que vale a pena criticar”, ainda que considere-o “incapaz”. No geral, ele considera que telefones celulares são “terríveis” e que smartphones são “ruins”, mas que o iPhone “é um ponto de partida para o acesso móvel a serviços online, e não um ponto de chegada”. A web móvel de 2009, para ele, está no mesmo estágio em que a web tradicional (para desktops) estava em 1998.

Sua caracterização ao smartphone da Apple faz referência ao que Alan Kay uma vez disse sobre o Mac, como “o primeiro computador que vale a pena criticar”. Para Nielsen, o iPhone está estimulando uma revolução no mundo portátil hoje tão grande quanto a que o Mac fez, há um quarto de século.

O site do cara (useit.com) pode parecer ter sido desenvolvido no início da década de 90, mas acredite: ele sabe do que fala.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mozilla e Skype querem descriminalizar jailbreak do iPhone

Próx. Post

Dados apontam para queda nas vendas de Macs e iPods em janeiro

Posts Relacionados