Vira e mexe, surgem na internet novos golpes destinados a roubar contas de WhatsApp, cada vez mais sofisticados. Ontem, por exemplo, falamos aqui sobre uma técnica usada por criminosos capazes de invadir um perfil com apenas uma ligação.
Embora ativar a famosa verificação de duas etapas já seja o suficiente para evitar boa parte desses golpes, o mensageiro mais popular do mundo está trabalhando em um novo sistema de autenticação para impedir logins indesejados, de acordo com o WABetaInfo. Mais especificamente, o serviço passará a solicitar um segundo PIN sempre que alguém tentar acessar uma conta em um celular desconhecido.
Como é possível verificar na imagem acima, mesmo que o criminoso consiga fazer o login na conta, ele ainda precisará fornecer um segundo código de verificação enviado pelo próprio WhatsApp para o celular da vítima. Esse PIN, vale notar, só pode ser digitado após um certo período, dando tempo para a vítima notar que sua conta pode estar sendo invadida.
A novidade deverá servir como uma segunda camada de proteção para os usuários, evitando que um malfeitor obtenha acesso imediato a uma conta mesmo que a vítima acabe informando o seu PIN original. Para que a medida tenha efeito, entretanto, é necessário que o usuário mantenha a verificação de duas etapas ativada.
Esse duplo código de verificação ainda está em desenvolvimento, mas é bastante provável que ele pinte em breve para testadores do WhatsApp no iOS e no Android. Ainda não se sabe, porém, quando essa novidade chegará para o público geral.