O melhor pedaço da Maçã.

iPadOS 16 é anunciado com nova multitarefa, app Tempo e mais!

iPadOS 16 num iPad com Apple Studio Display, teclado e mouse usando o Stage Manager

Como esperado, a Apple anunciou hoje durante a keynote de abertura da WWDC22 o seu novo mais sistema para tablets: o iPadOS 16.

Publicidade

Entre as primeiras novidades anunciadas pela Maçã, o iPadOS 16 finalmente terá um app Tempo (Weather) dedicado — atualmente, as informações de clima se limitam ao widget nativo da Apple, que se tocado leva o usuário ao navegador.

Além disso, a Apple terá uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. focada em colaboração — a qual também chegará ao iOS 16 e ao macOS Ventura 13. A Apple também anunciou que o framework Metal 3 chegará ao iPad com o novo sistema.

Mais precisamente, a API permitirá compartilhar um documento do Pages diretamente com um grupo inteiro do Mensagens; além disso, usuários poderão enviar mensagens e iniciar uma chamada do FaceTime diretamente do Pages para discutir um projeto. O iPadOS 16 também terá guias compartilhadas no Safari — as quais aparecem imediatamente para participantes de uma chamada do FaceTime.

Publicidade

Ainda no quesito colaboração, a Apple anunciou antecipadamente um novo aplicativo chamado Freeform, o qual oferecerá aos usuários a capacidade de ver, compartilhar e colaborar em um só lugar sem se preocupar com layouts. Usuários poderão visualizar as contribuições de outras pessoas à medida que adicionam conteúdo ou fazem edições, enquanto desfrutam de um espaço de colaboração em tempo real. Ele deverá chegar mais para o final do ano.

Há, ainda, novidades para o Game Center — com atividade para ver quais amigos estão jogando e ver quando os amigos batem seu recorde. Ademais, o SharePlay também suportará jogos (incluindo no iOS 16 e no macOS 13).

Também teremos novos recursos voltados para desktop chegando ao iPad, incluindo uma grande atualização para o app Arquivos (Files), o qual ganhará um novo menu de documentos e barras de ferramentas personalizáveis.

Publicidade

A Apple também anunciou um novo recurso de referência de cor, voltado para profissionais, o qual fornecerá cores semelhantes no display de todos os dispositivos. Além disso, exclusivamente para Macs M1, há uma nova configuração de escala, o qual aumentará a densidade de pixels da tela, bem como finalmente suporte a monitores externos em proporção 16:9.

Além disso, usando a inteligência no dispositivo, o Texto Ao Vivo (Live Text) no iPadOS 16 reconhecerá também elementos em vídeos, tornando o texto completamente interativo em quadros de vídeo pausados. Com um único toque em um vídeo, usuários podem traduzir idiomas rapidamente ou converter moedas e, com o Visual Look Up, usuários podem tirar o assunto de uma imagem ou isolar um assunto removendo o fundo com apenas um toque.

Outro recurso exclusivo para os modelos com Apple Silicon é troca de memória virtual, o qual expande a memória disponível para até 16GB em todos os aplicativos.

Publicidade

Por fim, mas definitivamente não menos importante, teremos um novo recurso chamado Stage Manager chegando aos iPads com chip M1 — o qual basicamente permitirá redimensionar e ver grupos de janelas (sobrepostas) de até oito apps na tela, com suporte total a exibição externa!

Gostaram das novidades?


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

macOS Ventura tem organizador de janelas, novidades para o Mail e mais

Próx. Post

iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16 têm primeiras betas lançadas

Posts Relacionados