O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

watchOS 9

watchOS 9: novos mostradores, estágios do sono e mais

A Apple anunciu hoje o watchOS 9, nova versão do sistema do Apple Watch. Confira as principais novidades anunciadas durante a abertura da WWDC22.

Publicidade

Foram revelados quatro novos mostradores: um baseado no planeta Terra, chamado Astronomia; outro no calendário lunar, com vários dados relacionados à Lua, ligando o calendário gregoriano ao usado em culturas como a chinesa, a islâmica e a hebraica; um terceiro mais lúdico e destinado a crianças chamado de Playtime; e um último, Metropolitan, com maior foco no design, com centro em uma cor, moldura em outra e números das horas esticados.

Foi dito, ainda, que haverá mais mostradores com complicações que contêm muitas informações. Conforme apresentado, essa é uma ótima maneira de exibir uma série de dados diferentes e elementos importantes em uma só olhada e, pois, deve ser expandida na medida em que estará em mais opções.

Também foram anunciadas novidades no aplicativo Podcasts para o watchOS, incluindo busca mais rica, de modo a facilitar o encontro de programas e episódios por meio do relógio. Haverá, ainda, funções com foco em crianças nesse app.

Publicidade

Destacaram-se também novos recursos voltados para desenvolvedores no que tange o Apple Watch. Funções como compartilhar o que está sendo criado devem ficar mais fáceis com o watchOS 9.

Diversos recursos novos foram anunciados na área do esporte. Houve um desenvolvimento mais dedicado a esportes como corrida e natação. O monitoramento desses exercícios será, agora, mais preciso, graças à combinação de diferentes sensores do Watch, como o acelerômetro, de modo a monitorar movimentos, elevação, entre outros aspectos.

Além disso, será possível definir zonas de batimento cardíaco, bem como estarão disponíveis mais opções para criar e personalizar treinos. Ademais, tornar-se-á possível alternar o treino com espaços de recuperação, bem como com a possibilidade de mudança entre diferentes esportes com detecção automática.

Quanto ao aplicativo Fitness para iOS, não será mais necessário ter um Apple Watch para usufruir de algumas funções dele. Assim, os sensores do iPhone monitorarão o exercício feito diariamente, mostrando o progresso no próprio smartphone, caso não se tenha o relógio.

Uma nova função anunciada foram os Estágios do Sono. Como em outros produtos do ramo, o watchOS 9 terá a função de monitoramento mais detalhado do período em que estamos dormindo, classificando quanto tempo, enquanto se está deitado, a pessoa esteve acordada, em sono leve, médio, profundo, entre outras classificações.

Também se anunciou a possibilidade da contribuição de pessoas que participam de estudos com a Apple, enviando diretamente dados captados com o relógio para o banco de dados da pesquisa.

Publicidade

Dedicou-se tempo da apresentação, ainda, ao monitoramento do histórico de fibrilação atrial, algo sobre o que houve uma autorização de um órgão do governo americano hoje. Será possível, além de observar alterações cardíacas, compartilhar um PDF com os dados com médicos.

Outro recurso novo é dedicado a medicações. Poder-se-á cadastrar todos os remédios ingeridos pelo usuário, de modo a receber notificações na hora de tomar, evitar complicações e avisar sobre interações entre medicamentos. Assim, torna-se possível mitigar efeitos negativos ao misturar diferentes substâncias. A função também está disponível e inclusive depende do iOS para funcionar.

Por fim, foi destacado suporte a seis novos idiomas no teclado do watchOS (incluindo o português do Brasil!), além de ter havido uma lembrança à questão da privacidade, em especial ao fato de os dados manterem-se criptografados no Apple Watch e demais dispositivos. Eles só são compartilhados, conforme dito, com a permissão expressa do usuário, garantindo a segurança dos usuários.

Publicidade

Animados com as novidades?


Apoio: Autodesk

A Autodesk está mudando a maneira como criamos e projetamos o mundo. De edifícios mais verdes a produtos mais inteligentes a filmes blockbusters hipnotizantes, os softwares da Autodesk ajudam clientes a projetar e fazer um mundo melhor para todos!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iOS 16 em três iPhones (WWDC22)

iOS 16 tem widgets na tela bloqueada, notificações renovadas e muito mais!

Próximo Artigo
Gráfico do chip M2 (WWDC22)

Apple anuncia novos MacBooks Air e Pro com chip M2

Posts Relacionados