O melhor pedaço da Maçã.

Estaria a Apple se preparando para permitir apps fora da App Store?

Aviso Developer Mode - iOS 16

O AppleInsider trouxe uma interessante teoria sobre o novo Developer Mode, sobre o qual falamos hoje mais cedo. De acordo com o site, esse recurso seria uma “porta de entrada” para a Apple permitir que instalemos aplicativos que não estejam na App Store (o famoso sideloading).

Publicidade

A ideia foi retirada das explicações fornecidas no próprio site da empresa, que afirma:

O recurso não afeta as formas comuns de instalação, como comprar aplicativos da App Store ou participar de uma equipe do TestFlight. Em vez disso, o Modo de Desenvolvedor se concentra em cenários como executar uma compilação e rodar no Xcode ou instalar um arquivo .ipa com o Apple Configurator.

A última parte que é mais interessante, já que tais arquivos IPA são aqueles distribuídos fora da App Store. Portanto, se for possível instalá-los apenas ativando esse modo, realmente facilitaria o processo de distribuição por fora da loja da Apple.

Apesar de admitir essa opção, quando ela é ativada, diversas novas etapas surgem: um aviso, por exemplo, pede que a pessoa confirme que é desenvolvedor e que está “ciente dos riscos de instalar software em desenvolvimento”, além de ser preciso reiniciar o dispositivo e enfrentar diversos outros alertas que aparecem ao longo do processo.

Developer Mode - iOS 16

Exatamente como o nome propõe, a ferramenta é para desenvolvedores. Entretanto, ela talvez aponte para um caminho que permita à Apple aceite aplicativos de terceiros sem necessariamente perder completamente o controle do seu sistema.

Considerando toda a batalha judicial com a Epic Games e os muitos casos antitruste que surgiram pelo mundo, vocês acham que a Apple largará o osso? Veremos…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple anuncia SF Symbols 4, com mais de 700 novos ícones

Próx. Post

Brasil ainda tem MacBooks Air e Pro mais caros do mundo, mesmo após queda de preços

Posts Relacionados