O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Bhaguz / Shutterstock.com
iPhone e Nintendo Switch

iOS 16 adiciona suporte a controles do Nintendo Switch

Tanto os Joy-Cons quanto o Pro Controller serão suportados pelo sistema

Taí uma novidade que ninguém esperava, mas que não deixa de ser extremamente bem vinda: como notou o desenvolvedor Riley Testut, da AltStore, a primeira versão beta do iOS/iPadOS 16 traz suporte aos controles do Nintendo Switch — tanto os divertidos Joy-Cons, que você conecta ao próprio console, quanto o Pro Controller, que tem um formato mais tradicional e é vendido à parte.

Publicidade

O 9to5Mac resolveu investigar a descoberta e confirmou que o iOS 16 é capaz de se conectar normalmente aos controles, e os Joy-Cons podem inclusive ser utilizados de maneira flexível — assim como no Switch, você pode conectar os dois lados do controle como “um só” ou utilizá-los separadamente, permitindo que dois jogadores se divirtam ao mesmo tempo. É possível personalizar as preferências dos controles na área Bluetooth, dentro de Ajustes.

Mais do que isso, o site detectou que o iOS 16 trará uma melhoria interessante no que diz respeito à compatibilidade de joysticks. Agora, este suporte é baseado nos chamados mobile assets do sistema, o que significa que a Apple poderá adicionar suporte a novos modelos de controles e acessórios sem necessariamente atualizar o sistema operacional como um todo.

De fato, além dos joysticks do Nintendo Switch, o iOS 16 já traz também suporte a um punhado de outros acessórios, como os da 8Bitdo, o MOGA XP5-X Plus e o gamepad F710, da Logitech. Mais modelos deverão ser incluídos em breve, e é possível que o suporte aos novos controles se estenda também ao macOS Ventura 13 e ao tvOS 16 — vamos aguardar antes de cravar essa informação, entretanto.

Volantes e pedais no macOS Ventura

Falando sobre o macOS Ventura, especificamente, o MacRumors trouxe mais uma novidade interessante para os jogadores de plantão: o sistema passa a suportar uma série de volantes e pedais para videogames, como os modelos G29 e G920, da Logitech.

Publicidade

As informações já estão devidamente listadas na página da Apple para desenvolvedores.

Volante e pedais para videogames da Logitech

Juntando isso às novidades do Game Center, da API1 Metal 3 e a expansão das plataformas de jogos na nuvem, vemos o iPhone, o iPad e o Mac cada vez mais como substitutos (ou complemento) deveras capazes para consoles tradicionais.

Bem legal, não acham?

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conector Lightinng do iPhone

Europa concorda em padronizar uso do USB-C em iPhones e outros

Próximo Artigo
SF Symbols 4

Apple anuncia SF Symbols 4, com mais de 700 novos ícones

Posts Relacionados