Quando a Apple anunciou o recurso Stage Manager na keynote de abertura da WWDC22, usuários de iPads comemoraram… mas por pouco tempo. Logo, foi divulgado que somente os iPads com M1 (ou seja, iPads Pro e Air mais recentes) seriam compatíveis com a novidade. Mas por quê?
Seguindo a revolta dos usuários, o Digital Trends foi até a Apple em busca de uma resposta. De acordo com a empresa, o Stage Manager é exclusivo para iPads com chip M1 por conta do recurso de troca (swap) rápida de memória do iPadOS 16.
Nos iPads, o Stage Manager é o vislumbre da verdadeira multitarefa nos dispositivos, que permite ter até oito aplicativos na tela ao mesmo tempo (quatro no próprio tablet e quatro em um monitor externo), o que demanda bastante performance do tablet.
Com a troca rápida de memória, o processamento teria mais potência e seria mais rápido, já que os aplicativos “converteriam” armazenamento em RAM1.
Sendo assim os dispositivos que receberão a novidade são estes:
- iPad Air (5ª geração);
- iPad Pro de 12,9 polegadas (5ª geração);
- iPad Pro 11 polegadar (3ª geração).
Para o restante de nós, órfãos de um iPad com M1, teremos que nos contentar com as outras (poucas?) novidades do iPadOS 16.
via AppleInsider
Atualização, por Rafael Fischmann11/06/2022 às 08:13
Ao YouTuber Rene Ritchie, a Apple enviou uma declaração complementar sobre o caso:
O Stage Manager é uma experiência totalmente integrada que oferece uma experiência de janela totalmente nova que é incrivelmente rápida e responsiva e permite que os usuários executem 8 aplicativos simultaneamente no iPad e em uma tela externa com resolução de até 6K. Entregar essa experiência com o imediatismo que os usuários esperam da experiência touch-first do iPad requer grande memória interna, armazenamento incrivelmente rápido e E/S de tela externa flexível, todos fornecidos por iPads com o chip M1.
Ou seja, não esperem que isso vá mudar nas próximas betas.
iPads Pro de 11″ e de 12,9″ iPad Air (5ª geração)NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.