O melhor pedaço da Maçã.
LastPass

LastPass anuncia login no desktop sem senha

O serviço de gerenciamento de senhas LastPass anunciou nesta semana a opção de fazer login no cofre (onde ficam guardadas as suas senhas) sem precisar digitar a senha-mestra. A autenticação é feita pelo smartphone, utilizando a biometria (como o Touch ID ou o Face ID), de modo a viabilizar a entrada apenas fazendo isso. O método segue padrões de segurança da FIDO Alliance.

Publicidade

“O LastPass está animado em ser a primeira solução e o único gerenciador de senhas a permitir que usuários façam login com segurança e sem esforço, gerenciem as credenciais de suas contas e obtenham acesso instantâneo às suas contas utilizadas todo dia — sem sequer ter de inserir uma senha”, disse Chris Hoff, chefe de tecnologia segura na empresa.

Algo importante é que a senha não está sendo abandonada, ao menos por enquanto. Para realizar modificações na conta, adicionar dispositivos confiáveis ou no caso de a biometria falhar, o acesso tradicional ainda está disponível. A novidade apenas soma-se como uma maneira de fazer login no LastPass.

Apesar de, na versão gratuita, não ser possível utilizar o cofre em desktops e em smartphones ao mesmo tempo, o LastPass afirmou que o login sem senha estará disponível mesmo para usuários que não tenham uma assinatura paga, como notou o The Verge.

Publicidade

Vale lembrar que, na keynote de abertura da WWDC22, a Apple anunciou as Chaves-senha (Passkeys), que consistem em basicamente a mesma coisa. No caso dos Macs mais recentes, fica ainda mais interessante, já que eles contam com o Touch ID integrado, de modo a conseguirem fazer a autenticação biométrica sem a ajuda de iPhones ou iPads.

As iniciativas tanto da Apple quanto do LastPass fazem parte de um esforço geral dentre a indústria de tecnologia visando a difundir os logins sem senha. Além de ser mais cômodo, o método de acesso tem o potencial de evitar golpes, como de phishing e os que envolvem códigos enviados por SMS.

Aos interessados, além da versão gratuita (limitada), o LastPass conta com planos a partir de US$3 por mês, os quais contam com diferenciais como acesso em qualquer dispositivo, compartilhamento em grupo, 1GB de armazenamento criptografado de arquivos, painel de segurança e mais.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram libera opção de fixar posts e outros novos recursos

Próx. Post

MacBook Air vs. Pro (ambos com M2): o Pro ainda vale a pena?

Posts Relacionados