O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores acham difícil conseguir novos usuários no Mac

Setapp Mac Developer 2022

Os maiores desafios dos desenvolvedores de aplicativos para macOS são conseguir novos usuários e a área “Descubra” da Mac App Store. Pelo menos foi isso que constou o Setapp, que divulgou os resultados da Mac Developer Survey 2022, uma pesquisa anual que traz a perspectiva de desenvolvedores de apps para macOS.

Publicidade

Nessa sexta edição, a pesquisa foi realizada com 354 desenvolvedores de 37 países, os quais foram questionados acerca do Apple Silicon, das atualizações de segurança, dos métodos de distribuição de apps e sobre como a guerra entre a Russia e a Ucrânia impactou a indústria.

Em termos de distribuição, 29% dos desenvolvedores utilizam somente meios fora da Mac App Store, como sites próprios para os aplicativos. Mais 29% utilizam somente a loja da Apple e outros 42% utilizam os dois meios ao mesmo tempo.

Esse último número revela o esforço dos desenvolvedores para que seus apps sejam notados. Por isso, os principais problemas foram exatamente a parte “Descubra” da loja da Maçã (57%), seguida da dificuldade de conseguir novos usuários (52%) e marketing (51%) — o que, pensando bem, caem em um mesmo “problema” geral: o de alcançar exposição.

Publicidade

Para que a Apple seja um meio entre os desenvolvedores e os usuários, foi questionado se eles consideram que vale a pena dividir a receita com a Mac App Store pelo que ela entrega, e as respostas foram: 36% disseram que “provavelmente sim”; 24% “provavelmente não”; 10% “definitivamente não” e 30% “definitivamente sim”.

A polêmica das assinaturas também foi abordada: cerca de 26% dos desenvolvedores estão usando atualmente o modelo de assinatura, enquanto 31% não usam mas podem vir a adotá-lo no futuro e 10% afirmaram não utilizar e nem planejar adotar esse modelo. Dentre os tipos de assinaturas, as mais populares são paga e freemium.

Em se tratando do processo de desenvolvimento, 63% dos desenvolvedores já estão trabalhando em um Mac com Apple Silicon. Apesar do número, 71% deles já lançaram uma versão de seus apps otimizada para chips M1.

Publicidade

Quando questionados sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, 70% dos entrevistados afirmaram que o conflito os afetou de alguma maneira, 68% estão ajudando ucranianos com seus apps e 53% pararam de utilizar apps e frameworks vindos da Rússia.

Os demais detalhes da pesquisa, que inclui ainda segurança, desenvolvimento multiplataforma, entre outros, podem ser consultados acessando o PDF. E, se você é desenvolvedor de apps para Macs, comente aqui se concorda com os pontos trazidos pela pesquisa.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

watchOS 9 terá chamadas de VoIP em apps de terceiros

Próx. Post

Anatel edita medida cautelar para coibir robocalls

Posts Relacionados