O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iOS 16 terá aba para mensagens apagadas, novidades no Mapas e mais

Para além da excelente possibilidade de personalizar a tela bloqueada, dos bons incrementos do Texto ao Vivo e outros recursos que a Apple anunciou para o iOS 16, algumas outras novidades vêm sendo descobertas à medida que a primeira beta do sistema operacional é desbravada.

Publicidade

Abaixo, mostramos algumas que virão com a nova atualização do sistema operacional da Maçã, prevista para ter sua versão estável lançada em setembro.

Mensagens recentemente apagadas

Além de ter anunciado a possibilidade de editar e cancelar o envio de uma mensagem no app Mensagens no iOS 16, a Apple também adicionou de maneira tímida outro recurso que deixará o aplicativo ainda mais versátil.

Agora, conforme mostramos em nosso vídeo sobre o Mensagens, é possível ver uma lista com as mensagens apagadas recentemente, de forma semelhante ao que acontece com os apps Fotos e Notas. Elas ficarão disponíveis por até 30 dias, até que sejam excluídas permanentemente.

Para visualizar as mensagens apagadas, é só ir em “Editar”, no canto superior esquerdo, e selecionar “Mostrar apagadas”. Caso você tenha ativado os filtros (disponíveis apenas no Brasil e na Índia), haverá um específico para as mensagens apagadas.

Hover em links do Safari no iPadOS 16

Conforme mostrou Kevin Turner, quem usar um iPad com um mouse/trackpad poderá levar o cursor para cima de links no Safari 16 e ver uma barrinha inferior indicando para onde ele aponta — tal como no Safari para macOS. Finalmente!

Nova API para walkie-talkie

A Apple também trouxe uma nova API1 para o iOS 16, a qual permite que recursos walkie-talkie sejam usados por apps de terceiros. Chamada Push to Talk, ela possibilita que mensagens de áudio sejam enviadas e reproduzidas em tempo real, mesmo com os apps rodando em segundo plano e sem que haja uma necessidade de interação direta com o aplicativo.

Não devemos confundir com o famoso Walkie-Talkie presente no watchOS, o qual usa a infraestrutura do FaceTime para enviar e receber mensagens. A nova API, por sua vez, exige que desenvolvedores implementem suas próprias soluções para que seus apps entreguem e recebam mensagens de áudio em tempo real.

Novidades nos Mapas

Embora não tenha tanto apelo por aqui como em grandes metrópoles dos Estados Unidos, os Mapas da Apple também ganharam algumas funcionalidades interessantes, como a possibilidade de adicionar múltiplas paradas ao longo de uma rota — algo disponível há bastante tempo no Google Maps, diga-se.

Há também a possibilidade de adicionar tarifas, bem como cartões de trânsito ao app Carteira (Wallet), o qual agora está integrado aos Mapas e permite ver saldos/recarregar os cartões diretamente pelo app. Outra boa notícia é que quem usa o VoiceOver também passará a receber sons automáticos e feedbacks hápticos diretamente no app.

Quais apps podemos apagar?

Há também uma atualização relacionada à quantidade de apps que podem ser desinstalados do sistema. Atualmente, vale recordar, a Maçã permite apagar aplicativos como Calculadora, Calendário, Música, etc. E a cada atualização, mais apps são adicionados à lista.

Publicidade

Com o iOS 16, também passará a ser possível desinstalar os apps nativos Relógio (Clock), Buscar (Find My) e Saúde (Health) — o que tirará dos usuários que optarem por apagar tais apps funcionalidades como definir um timer e até mesmo de localizar seus dispositivos perdidos/roubados, é claro.


Então, o que acharam das novidades? Conta pra gente nos comentários!

via 9to5Mac [1, 2, 3]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Jogo Hidden Folks

Promoções na App Store: Hidden Folks, Date Memos, Icon Plus e mais!

Próximo Artigo
Controladores de jogos

macOS Ventura terá painel para controles de jogos e outras novidades

Posts Relacionados