O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MacRumors
Logo da App Store e bandeira do Reino Unido

Órgão antitruste britânico diz que Apple e Google têm duopólio

Há exatamente cerca de um ano, informamos que a Apple e o Google seriam investigadas por um suposto duopólio sobre o mercado de ecossistemas móveis pela Autoridade de Concorrência e Mercados (Competition and Markets Authority, ou CMA), órgão antitruste do Reino Unido.

Publicidade

A CMA concluiu sua investigação sobre esse alegado duopólio e divulgou hoje os resultados. Segundo o órgão, ambas as empresas possuem práticas anticompetitivas em três principais frentes: sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores da web em dispositivos móveis.

A investigação descobriu que a Apple e o Google têm um duopólio efetivo nos ecossistemas móveis que lhes permite exercer um domínio sobre esses mercados, que incluem sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores da web em dispositivos móveis.

Sem intervenções, ambas as empresas provavelmente manterão e até fortalecerão seu domínio sobre o setor, restringindo ainda mais a concorrência e limitando os incentivos para inovadores.

Quanto à Apple, especificamente, o órgão destaca as restrições para plataformas de jogos na nuvem de terceiros na App Store:

A Apple bloqueou o surgimento de serviços de jogos em nuvem em sua App Store. Assim como os aplicativos da web, os serviços de jogos em nuvem são uma inovação em desenvolvimento, fornecendo acesso móvel a jogos de alta qualidade que podem ser transmitidos em vez de baixados individualmente.

Eles também ressaltam limitações quanto ao uso de navegadores em iPhones e iPads:

Publicidade

A Apple proíbe alternativas ao seu próprio mecanismo de navegador em seus dispositivos móveis; uma restrição exclusiva da Apple. A CMA se preocupa que isso limite severamente o potencial de navegadores rivais se diferenciarem do Safari (por exemplo, em recursos como velocidade e funcionalidade) e limita os incentivos da Apple para investir em seu mecanismo de navegador.

A CMA também anunciou que uma investigação mais ampla sobre os termos e condições que a Apple impõe aos desenvolvedores está em andamento, mas ainda não divulgou resultados preliminares.

Separadamente, o órgão está analisando, desde março deste ano, se os termos e condições da App Store ferem a concorrência.

Quando se trata de como as pessoas usam telefones celulares, a Apple e o Google detêm todos os cartões. Por mais bons que sejam muitos de seus serviços e produtos, seu forte controle sobre os ecossistemas móveis permite que eles excluam os concorrentes, retendo o setor de tecnologia britânico e limitando as escolhas.

Andrea Coscelli, presidente-executiva da CMA.

O órgão disse que sua investigação poderá determinar que a Apple e o Google alterem suas práticas na região, mas isso só ocorrerá após a consulta sobre a proposta de referência de investigação, a qual será encerrada em 22 de julho.

via Reuters

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Store, Grand Central

Projeto de sindicalização em Apple Store ganha apoio nos EUA

Próximo Artigo
Jigsaw Puzzle

Jigsaw Puzzle chega ao Apple Arcade recheado de quebra-cabeças

Posts Relacionados