O melhor pedaço da Maçã.

CEO do Telegram acusa Apple de “matar a web” com limitação

Pavel Durov, fundador do Telegram

Não é nenhuma novidade que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Telegram, Pavel Durov, não é lá muito fã da Apple e da política de “aluguel” de aplicativos da App Store. Agora, o executivo voltou a soltar o verbo contra a Maçã, mas por outro motivo.

Publicidade

Por meio do seu canal oficial no mensageiro, Durov acusou a empresa de prejudicar a versão para navegadores de aplicativos para estimular usuários a baixá-los pela App Store — a qual dá à Maçã a famosa taxa de até 30% sobre qualquer transição realizada nos softwares.

De acordo com o executivo, o app foi projetado para funcionar muito bem também em navegadores — sem muitas limitações em relação aos apps nativos. Só que a experiência web no iOS está longe de ser completamente satisfatória.

A crítica de Durov diz respeito principalmente ao Safari, que de acordo com alguns desenvolvedores estaria “matando a web”. É que a Apple proíbe que os outros navegadores usem seus motores de renderização no sistema operacional móvel, obrigando empresas como o Google e a Mozilla a usarem o WebKit.

Publicidade

Com isso, problemas que não são corrigidos pela Apple em seu navegador proprietário também não podem ser solucionados pelos outros apps, o que foi destacado pela Autoridade de Concorrência e Mercados (Competition and Markets Authority, ou CMA), órgão regulador britânico:

A Apple proíbe alternativas ao seu próprio mecanismo [WebKit] em seus dispositivos móveis; uma restrição que é exclusiva dela. A CMA está preocupada que isso limite severamente o potencial de navegadores rivais se diferenciarem do Safari (por exemplo, em recursos como velocidade e funcionalidade) e limita os incentivos da Apple para investir em seu mecanismo de navegador.

Essa restrição também inibe seriamente a capacidade dos aplicativos da web — aplicativos executados em um navegador em vez de serem baixados individualmente — privando consumidores e empresas de todos os benefícios dessa tecnologia inovadora.

Durov destacou uma lista de dez falhas conhecidas pela Apple há anos e que estariam limitando o funcionamento de aplicativos web. Elaborada pela equipe de desenvolvimento do Telegram web em abril, ela conta com tópicos como ausência de notificações push, bugs, problemas com menus de contexto, falta de suporte a reações e a figurinhas de vídeo.

Há pouco mais de um ano, o CEO fez outro duro desabafo contra a Apple, acusando a empresa de fazer dos usuários de iPhones “escravos digitais”, se referindo ao ecossistema para lá de fechado da Maçã.


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.11.1 (167.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tema transforma tela de Início do iOS no System 1 do Macintosh

Próx. Post

Como desativar as notificações de lembretes atribuídos [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados