O melhor pedaço da Maçã.

iOS 17 poderá permitir sideloading apenas na Europa

The Verge
App Store

Já ouvimos alguns rumores relacionados à próxima geração do iOS, como o de uma Ilha Dinâmica (Dynamic Island) mais poderosa, além de uma possível Central de Controle redesenhada. Até mesmo conceitos do iOS 17 já foram elaborados, mostrando novos recursos que poderemos ver no sistema deste ano.

Publicidade

Agora, temos novas informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg — que inclusive já comentou sobre o iOS 17 em outras ocasiões. Desta vez, ele compartilhou mais algumas previsões no último episódio do podcast The MacRumors Show sobre assuntos como os novos sistemas a serem lançados pela Apple neste ano e o futuro dos Macs.

De acordo com Gurman, o iOS 17, assim como a versão 15, focará em melhorias para algumas áreas do sistema e não terá mudanças tão profundas como ocorreu com as versões 14 (widgets na tela de Início) ou 16 (tela bloqueada redesenhada). Nesse sentido, ele apontou que haverá melhorias nos apps Carteira (Wallet) e Buscar (Find My), com um foco especial em recursos de localização.

Outra questão importante — que há algum tempo vem gerando conflitos e expectativas — é a do sideloading, isto é, a possibilidade de instalar apps no iPhone/iPad de fora da App Store. Segundo o jornalista, a empresa poderá, com o iOS 17, permitir a prática unicamente na Europa, tendo em vista que a Lei dos Mercados Digitais, da União Europeia, obriga que se possa instalar apps por outras fontes que não as lojas oficiais dos sistemas. Assim, a ideia seria evitar problemas com o bloco, mas sem diminuir seus ganhos em outras regiões.

Publicidade

Além disso, para Gurman, esse recurso não deverá ser anunciado na apresentação na WWDC23, mas apenas implementado silenciosamente, tal como feito com os sistemas de pagamento de apps de relacionamento nos Países Baixos. Também poderá haver uma taxa para a implementação do sideloading, sendo que os apps instalados por outras fontes que não a App Store ainda teriam de passar pela avaliação da empresa. O jornalista disse que falará mais sobre o iOS 17 nas próximas semanas.

Com relação ao watchOS 10, ele disse que, apesar de o update poder ser o maior na história do sistema, ele não deverá se comparar ao lançamento do iOS 7, no iPhone, em matéria de mudanças. O foco das transformações, para ele, serão novas maneiras por meio das quais se interage com o sistema. Ele acrescentou, ainda, que não ouviu nenhuma informação sobre pastas, algo que foi alvo de rumores recentemente.

No caso do macOS 14, tampouco deveremos ver, para Gurman, grandes novidades. Possíveis novos recursos deverão apenas acompanhar o que também for implementado em outros sistemas, além das melhorias habituais de correções e afins.

Sigamos acompanhando!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Telegram ganha pastas compartilhadas, bots melhores e mais

Próx. Post

Gurman: novo Mac Pro será lançado depois da WWDC23; próximo Mac Studio terá o chip “M3”

Posts Relacionados