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Mudanças na política da App Store incentivam a qualidade dos aplicativos e deixam vendas em segundo plano

iOS App Store no iTunes

Há quase duas semanas, relatamos os primeiros indícios de ações da Apple relacionadas ao sistema de classificações da iOS App Store, visando refletir melhor aos usuários quais são os itens mais populares disponíveis por lá. O objetivo da empresa, pelo visto, é diminuir a influência do número de downloads sobre os rankings; não é à toa que, como parte dessa tarefa, ela esteja rejeitando apps e desenvolvedores que oferecem prêmios por instalações.

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iOS App Store no iTunes

A necessidade de uma “cultura justa” na App Store é vista como necessária há muito tempo, pois está cada vez mais difícil para um desenvolvedor se tornar popular na loja com as proporções que ela tomou nos últimos anos. Restringir determinadas práticas e aprimorar as classificações são exemplos de medidas de incentivo à qualidade dos programas, conforme relata o AppleInsider.

No entanto, os efeitos negativos dessas decisões também estão sendo analisados por algumas empresas. A Xyologic traçou um levantamento de como a rejeição de aplicativos que induzam usuários a instalar outros pode ser prejudicial para a Apple, que não deverá ver suas métricas de download com a mesma força de antes.

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Esses aplicativos são, em grande parte, jogos free-to-play, os quais possuem ainda ofertas adicionais fornecidas por meio de In App Purchases. Tais títulos atrairiam maior audiência à loja do que os demais produtos pagos, sendo este um dos motivos pelos quais o Android Market conseguiu chegar tão próximo da Apple na venda de apps gratuitos. Os demais fatores seriam a falta de uma política de revisão similar à da App Store e o modelo de monetização por anúncios.

Há de se questionar, contudo, se a forma que Apple desejou encarar a popularidade da loja de agora em diante é realmente errada. Hoje, segundo a Xyologic, 64% dos 150 títulos mais populares de toda a App Store são jogos free-to-play. Muitos aplicativos de excelente qualidade sequer chegam perto deles; assim, valorizar demais o número de downloads leva a algumas inconsistências bem curiosas quando se está no comando de uma loja dessa natureza.

Talvez vejamos uma diferença negativa no total de downloads da iOS App Store em relação ao passado. Mas o quão importante ela seria para uma loja que não deverá de ser a maior no setor por um bom tempo? Uma vez que você já é grande, é bom olhar para as coisas que funcionam bem e para aquelas que precisam mudar. Ao meu ver, uma delas é encarar a situação de um bom desenvolvedor frustrado com apps de qualidade, que não possuem a mesma popularidade de outros programas só porque foram manipulados para gerar um alto número de downloads. Afinal de contas, isso não é só bom para eles, mas para nós também.

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