O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iOS 16 permitirá evitar CAPTCHAs em alguns apps e sites

O CAPTCHA é uma medida de segurança efetiva que auxilia muitos sites e apps contra ataques automatizados. Entretanto, eu tenho certeza de que algum dia na vida você já olhou para aquele emaranhado de letras e números e pensou: “Que chato, isso de novo?”

Publicidade

Pois bem, no iOS 16 será possível evitar os CAPTCHAs e continuar vivendo sua vida internáutica em segurança.

Em uma sessão da WWDC22 inteiramente dedicada a isso, a Apple sugeriu substituir os CAPTCHAs pelos Private Access Tokens (Tokens de Acesso Privado, ou PAT), que faz a mesma autenticação porém de maneira automática. No site para desenvolvedores, lê-se a descrição:

Os Private Access Tokens são ferramentas poderosas que comprovam quando solicitações HTTP vêm de dispositivos legítimos sem revelar a identidade de alguém. Essa validação pode ajudá-lo a reduzir a frequência com que você mostra CAPTCHAs para as pessoas. Eles são simples de configurar e testar.

iOS 16 CAPTCHA Private Access Tokens
Imagem: MacRumors

Como é possível ver na imagem acima, a descrição diz que, quando a opção estiver ativada, o usuário “evitará os CAPTCHAs em apps e na web ao permitir que o iCloud automaticamente e confidencialmente verifique seu aparelho e sua conta”.

Nas primeiras verões beta do iOS/iPadOS 16, a opção já está ativada por padrão. Entretanto, se não for o caso quando a Apple disponibilizar a todos, você poderá habilitá-la em Ajustes » ID Apple » Senha e Segurança » Verificação Automática. A boa notícia é que a Apple já anunciou que isso também virá para o macOS Ventura 13.

Publicidade

É claro, todo esse sonho se concretizará a depender dos próprios desenvolvedores. Por enquanto, a Cloudflare e o Fastly já anunciaram suporte ao PAT, o que significa que diversos apps e websites dessas plataformas já permitirão que o recurso seja utilizado.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
TikTok

TikTok continuou fornecendo dados dos EUA à China, mostram áudios

Próximo Artigo
WhatsApp

4 dicas para você saber se foi bloqueado no WhatsApp

Posts Relacionados