O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MacBook Pro
WeDesing / Shutterstock.com

O processo “triald” está consumindo muita CPU? Veja como resolver

Se você usa o Mac como o seu computador pessoal ou mesmo para o seu trabalho, já deve conhecer o aplicativo Monitor de Atividade (Activity Monitor).

Publicidade

Por lá, você pode conferir quanta energia o Mac está usando e quais aplicativos estão fazendo mais uso dela. Além disso, ele também possibilita que você encerre os processos que não estão respondendo da forma como deveriam, por exemplo.

É justamente nessa área do macOS que muitos usuários podem estar notando um consumo exagerado de CPU1 de uma atividade chamada triald — a qual pode estar até mesmo deixando o seu Mac sem espaço em disco, em casos mais extremos.

Mas o que seria exatamente isso e como resolver esse problema? É o que mostraremos a seguir!

O que é esse processo?

Esse processo triald, introduzido primeiramente no macOS Big Sur, parece estar interligado diretamente ao reconhecimento da Siri (a assistente pessoal da Apple), ao recurso Ditado, ao app Buscar (Find My) e ao aprendizado de máquina (machine learning) do sistema operacional.

Publicidade

Alguns relatos ainda dizem que esse processo poderia estar relacionado à instalação de softwares beta da Apple, embora outros digam que ele consome bastante energia mesmo em máquinas nunca usadas para esse fim.

E como resolver o seu alto consumo?

A dica aqui é seguir mantendo esse processo em andamento dentro do Monitor de Atividade e tentar desabilitar completamente a Siri do seu Mac para que você possa analisar no dia a dia se isso resolveu.

Publicidade

Para fazer isso, basta abrir as Preferências do Sistema, clicar em “Siri” e depois demarcar a caixa de seleção ao lado de “Ativar Pedir à Siri”.

Agora acompanhe o Monitor de Atividade e veja se o problema foi mesmo resolvido. 👨‍💻

via OS X Daily, The Eclectic Light Company

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Master & Dynamic MW75

Master & Dynamic lança MW75, concorrente dos AirPods Max

Próximo Artigo
Portas MagSafe e USB-C do MacBook Pro

O que fazer se as portas USB do Mac não estiverem funcionando corretamente?

Posts Relacionados