Recentemente, a Apple anunciou na WWDC22 a chegada de uma nova geração do MacBook Pro de 13 polegadas — o qual muitos achavam que seria descontinuado. Como principal diferença, temos a presença do chip M2, também revelado ao mundo no evento da Maçã para desenvolvedores.
Com isso, logo surgiram também os famosos benchmarks e comparações do novo processador com o de concorrentes — e até com a sua própria geração anterior, é claro. Agora, quem passou por esse processo foi o Dell XPS, notebook que conta com o chip Intel “Alder Lake” de 12ª geração — mais precisamente o Core i7-1280P.
Como (talvez) até esperado, o computador da Apple se saiu superior em vários quesitos, mesmo com o PC da Dell custando um pouco mais caro que o da Maçã (US$1.400 vs. US$1.300), em sua versão mais básica.
Usando o Geekbench 5 para os testes, foi constatado que o chip M2, quando o assunto é single-core venceu o da Intel marcando 1.919 pontos vs. 1.784 da rival. Porém, no teste multi-core, o da Intel venceu com 9.790 pontos contra 8.928.
No teste de GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., o M2 conseguiu entregar 1,5x mais desempenho que o i7, bem como também se mostrou melhor em potência de jogo bruta e uma absoluta superioridade quando o assunto é edição de vídeo.
Outro detalhe a se notar é que os índices do computador da Dell se referem a momentos no qual ele está conectado à energia, com sua potência caindo consideravelmente quando o computador usa apenas a sua bateria — o que não acontece no caso do computador da Apple.
No mais, vale lembrar que o M2 é o chip de entrada da Apple, enquanto o Core i7-1280P não é o mais básico da Intel.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via iPhone in Canada
Notas de rodapé
- 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.