O melhor pedaço da Maçã.

Waze Carpool ganha pontos de carona em São Paulo; em breve você poderá seguir assuntos no Twitter

E cá estamos nós de novo com as principais novidades de aplicativos da App Store, serviços populares e outros softwares variados. Vamos dar uma olhada em tudo?

Publicidade

Waze Carpool


Desculpe, app não encontrado.

O aplicativo de caronas do Waze está ganhando uma novidade específica — e deveras física — para os moradores da capital paulista. Ao longo dos próximos dias, serão instalados alguns “pontos de carona” em locais movimentados ou onde o uso do serviço é mais frequente; a ideia é facilitar o encontro dos motoristas com os usuários.

Ponto de carona do Waze Carpool no Butantã, São Paulo

São dois tipos de pontos: o parklet é um espaço maior, com bancos onde os usuários podem sentar e aguardar a carona, enquanto o ponto avulso é um totem que indica uma parada rápida de embarque e desembarque. Inicialmente, os pontos ficarão localizados nos seguintes lugares de São Paulo:

Publicidade
  • Rua Raul Saddi, 70 – Butantã (parklet)
  • Av. Hélio Pellegrino, 1341 – Vila Nova Conceição
  • Av. Cidade Jardim, 125 – Jardim Paulistano
  • Praça Luís Carlos Paraná – Barra Funda
  • Viaduto Antártica (Av. Francisco Matarazzo com Rua Pedro Machado) – Barra Funda

Outras instalações do tipo serão adicionadas à capital com o tempo, e o Waze pretende expandir a iniciativa para outras cidades do Brasil — o próximo alvo dos pontos de carona é Joinville (SC), que deverá receber algumas áreas do tipo ainda em 2019.

Para quem ainda não conhece o Waze Carpool, o aplicativo diferencia-se do Uber e outros serviços do tipo porque não envolve lucros para o motorista — a ideia é simplesmente permitir que os usuários ofereçam caronas para outras pessoas na sua rota, e os custos da viagem (combustível, pedágios, etc.) sejam compartilhados. Os “caroneiros” devem cadastrar um cartão de crédito na plataforma e as viagens custam entre R$4 e R$25.

Twitter


Ícone do app X
X de X Corp.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.34 (260.4 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

A rede social do passarinho adicionará uma nova forma de uso e interação. Em breve, usuários poderão seguir assuntos (topics) em adição aos perfis, da mesma forma que já é possível seguir hashtags no Instagram.

Publicidade

O recurso permitirá que os usuários acompanhem temas gerais, como esportes, música, cinema ou economia, e elementos mais específicos, como um determinado artista ou time, sem necessariamente seguir contas relacionadas a esses temas. O próprio Twitter fará a curadoria das postagens que ficarão visíveis para os usuários que sigam aqueles temas, com uma combinação de aprendizado de máquina e ação humana.

A ferramenta será lançada no dia 13 próximo e contará, inicialmente, com cerca de 300 assuntos que já poderão ser seguidos pelos usuários. Eventualmente, mais tópicos serão adicionados, mas ainda não sabemos se o recurso estará disponível em português logo de cara.

Navegadores

Aqui, uma novidade conjunta: em breve, tanto o Chrome quanto o Firefox ocultarão os pedidos dos sites para enviar notificações ao usuário — um recurso inicialmente útil mas que, de tão adotado e persistente, acabou tornando-se chato.

Publicidade

No Firefox, já há uma mudança nesse sentido: na versão 70 do navegador, disponível neste momento, o usuário pode clicar na opção “nunca” para evitar que esse tipo de solicitação surja novamente no futuro. As coisas ficarão ainda mais drásticas em breve: a partir da versão 72 do browser, todos os pedidos para envio de notificações serão ocultos automaticamente, e o usuário deverá clicar num ícone na barra de endereços para exibir o popup.

Pedido de envio de notificação ocultado no Firefox
Recurso em ação no Firefox

No Chrome, a mudança está em testes, mas usuários da atual versão 78 já podem aproveitar a novidade clicando nesse link pelo navegador e ativando a opção “Quieter notification permission prompts”. A partir daí, os pedidos de envio de notificação dos sites ficarão na tela de notificações bloqueadas e poderão ser acessados somente a partir dessa janela.

Boas notícias, não?

Google Notícias


Ícone do app Google Notícias
Google Notícias de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.91 (165.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Por fim, a plataforma de notícias do Google tem uma ótima novidade para usuários bilíngues: agora, é possível acompanhar fontes e assuntos simultaneamente em dois idiomas à sua escolha. Com isso, você não precisará mais trocar manualmente entre o português e o inglês, por exemplo, quando quiser ver as notícias de determinados temas ou fontes.

A mudança não terá nenhum impacto nas suas configurações ou preferências; basta acessar os ajustes do app e, na edição “Idiomas e regiões”, selecionar as duas línguas que quiser acompanhar. A partir daí, notícias em ambos os idiomas se mesclarão na sua tela inicial e nas telas dedicadas a cada assunto que você segue.

via The Verge, Gizmodo, CNET

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fundo de inovação do SoftBank com investimento da Apple tem prejuízo bilionário

Próx. Post

Apple TV+: trailers de “Hala” e “Servant” são divulgados; orçamento de “See” (também) foi superestimado

Posts Relacionados