O melhor pedaço da Maçã.

Criação do modem 5G da Apple pode ter falhado, diz Kuo

MacRumors
Modem 5G da Apple

O analista Ming-Chi Kuo foi ao Twitter hoje para dizer que o desenvolvimento do modem da Apple “pode ter falhado”, de modo que a companhia deverá continuar usando componentes fornecidos pela Qualcomm nos próximos anos.

Publicidade

A nova informação vai de encontro ao que o próprio Kuo falou no ano passado. Na ocasião, o analista, disse que um iPhone com modem fabricado pela Apple seria lançado em 2023.

Minha última pesquisa indica que o desenvolvimento do modem 5G de iPhone próprio da Apple pode ter falhado, então a Qualcomm continuará sendo a fornecedora exclusiva de chips 5G dos iPhones do segundo semestre de 2023, com 100% de participação no fornecimento (contra a previsão anterior da companhia de 20%).

Vale lembrar que as duas empresas fecharam um acordo que deu fim a uma longa disputa judicial, em 2020. Os termos acordados preveem que a gigante de Cupertino deve usar modems da fabricante de chips até 2024 — o que, como repercutimos, colocava o tempo em favor da Apple para desenvolver seu próprio componente.

Agora, conforme analisa Kuo, o atraso da Apple dá uma certa vantagem à Qualcomm. Além de significar mais pedidos, também é uma situação mais confortável para a expansão de novos negócios que compensem a futura perda da Maçã como cliente quando ela atingir o seu objetivo de desenvolver seu próprio modem.

Publicidade

Ainda segundo Kuo, a possível falha no desenvolvimento por parte da Apple não deve significar um fim das tentativas da criação do componente. Apenas o prazo previsto anteriormente — pelos rumores — poderá não ser cumprido, de modo a continuarmos vendo iPhones no futuro próximo com modems da Qualcomm.

O Apple Word Today, contudo, traz uma informação diferente. O veículo contou que o Sellers Research Group (Grupo de Pesquisa de Vendedores, em tradução livre) não acha que a Apple não conseguirá desenvolver o modem até 2024. Também foi lembrado que a Maçã estaria em conversas preliminares com a fábrica ASE Technologies para a produção do componente, bem como já teria notificado sua parceira Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) para o mesmo fim.

A criação de um modem próprio faria a Apple transpassar mais uma fronteira de controle dos componentes e do software de seus produtos, algo em que a companhia já tem bastante destaque. Além de maior eficiência energética e desempenho, estamos falando de mais lucros, já que seria eliminada a necessidade de uma outra empresa na cadeia de produção. A Maçã já une esforços para esse objetivo há algum tempo, como mostrou a compra da divisão de modems da Intel, em 2019.

Vamos ver, não é?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 15.6, iPadOS 15.6, watchOS 8.7 e tvOS 15.6 ganham quartas versões beta

Próx. Post

Documentário celebra aniversário de 15 anos do iPhone original

Posts Relacionados