A oferta da Microsoft pelo Yahoo! e a conseqüente segurada em qualquer decisão sobre o assunto pode estar deixando a Microsoft — pelo menos por enquanto — cada vez mais pobre.
Ocorre que, no ato do anúncio, a empresa ofereceu US$44,6 bilhões pelo portal; metade em dinheiro e metade em ações da própria Microsoft. Naquele dia, porém, o valor seria de aproximadamente US$31 mais, é claro, o valor da ação do Yahoo!.
Desde aquela data, porém, as ações do Yahoo! subiram em preço, ao passo que as da Microsoft caíram — cerca de 10%. Isso significa que, para manter a sua oferta inicial, a Microsoft precisa dar ainda mais ações suas para igualar o valor. Quanto mais elas caírem, mais cara se tornará a compra do Yahoo!.
Apesar de poder se tornar uma das aquisições mais caras na história das corporações (se concretizada), a Microsoft corre sério risco de drenar seus US$21 bilhões em reservas financeiras.
Enquanto isso, o Yahoo! ainda avalia cuidadosamente o que fará sobre seu futuro. De acordo com o CEO Jerry Yang, a empresa considera “uma série de alternativas estratégicas potenciais”, reafirma que a diretoria ainda está analisando a proposta e que “levará o tempo que for para fazer a escolha certa.”