O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Google são solicitadas a banir o TikTok nos EUA

A China anda observando muito mais do que os vídeos postados
CNN Brasil
TikTok e bandeira dos EUA

Um dos líderes da Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC) pediu à Apple e ao Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos, conforme noticiou a CNBC.

Publicidade

O comissário Brendan Carr compartilhou em seu Twitter uma carta que enviou tanto para Tim Cook, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, quanto para Sundar Pichai, CEO do Google, pedindo que removessem o TikTok da App Store e da Play Store. A alegação seria que o app chinês de vídeos curtos teria violado as políticas de privacidade das duas lojas.

Na carta e na rede social, Carr declara que o TikTok “não vê apenas os vídeos de dança de seus usuários”, mas também “coleta históricos de pesquisa e navegação, padrões de pressionamento de tecla, identificadores biométricos, rascunhos de mensagens e metadados, além de coletar texto, imagens e vídeos armazenados na área de transferência de um dispositivo”.

O TikTok não é apenas mais um aplicativo de vídeo. Essa é a roupa do cordeiro. Ele coleta faixas de dados confidenciais que novos relatórios mostram que estão sendo acessados em Pequim. Pedi à @Apple e ao @Google que removessem o TikTok das suas lojas de aplicativos por seu padrão de práticas de dados clandestinos.

Carr disse, ainda, que o app representa um “risco de segurança nacional inaceitável” por acessar dados confidenciais de usuários americanos em Pequim (na China), onde fica a sede da ByteDance, dona do TikTok. Ele completa afirmando se tratar de uma empresa “que pertence ao Partido Comunista Chinês, o qual exige por lei que cumpram suas demandas de vigilância”.

Publicidade

As alegações do comissário seguem a matéria do BuzzFeed, que divulgou áudios de funcionários os quais afirmavam que o app continuava fornecendo informações de usuários americanos para a China, mesmo após a empresa ter afirmado que os dados permaneciam nos EUA.

Essa história, entretanto, não é nova. Ainda no governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, muitas preocupações acerca dos dados dos americanos sendo armazenados na China teriam sido trazidos à tona até o ponto de tentar banir o app no país.

Como condição de funcionamento, Trump pedia que houvesse a participação de empresas americanas nas atividades do TikTok, o que a companhia chinesa relutou em aceitar. O intento acabou não se concretizando e a ordem foi revogada logo depois por Joe Biden.

Publicidade

Após a repercussão da matéria do BuzzFeed, o TikTok anunciou que estaria movendo todos os dados de usuários dos EUA para servidores da Oracle situados no país. Atualmente, a empresa utiliza seus próprios servidores baseados nos EUA e em Singapura para backups, mas que futuramente removerá os dados privados dos usuários dos EUA de seus próprios data centers. Para fornecer ainda mais garantia, a chinesa disse que realizará “mudanças operacionais”, incluindo a criação de um novo departamento com liderança americana para lidar com os dados americanos.

Resta saber se essas medidas contribuirão para o fim dessa novela ou se ainda teremos alguns capítulos.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 33.8.0 (415.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Pro de 13″ (M2, 512GB) com 26% de desconto

Próx. Post

1Password facilitará logins com Google, Apple e Facebook

Posts Relacionados