O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

5G no iPhone

Brasília é a primeira cidade do país a implementar o 5G “puro”

A cidade de Brasília (DF) é a primeira do país a contar com o sinal 5G “puro”, também conhecido como 5G SA (Standalone) por operar na faixa de 3,5GHz. A liberação da rede ocorreu nesta quarta-feira às 5h e, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já está disponível em 80% do território da capital federal.

Publicidade

A tecnologia, vale lembrar, promete velocidades de download/upload acima de 1Gbps, maior estabilidade e uma latência consideravelmente menor. Clientes das operadoras Claro, TIM e Vivo que possuem um smartphone compatível já podem usufruir da quinta geração da rede móvel na região.

Tecnicamente falando, já era possível acessar o 5G em algumas regiões do Brasil antes dessa liberação, mas apenas na suas versões que compartilham a faixa de transmissão do 4G (5G DSS e 5G NSA) — com impacto direto na velocidade/estabilidade da conexão. Agora, o 5G contará com uma infraestrutura totalmente dedicada, eliminando interferências.

As próximas cidades a receberem o 5G SA serão Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP), embora nenhuma data tenha sido divulgada ainda. De acordo com o edital do leilão do 5G, realizado em 2021, todas as capitais brasileiras receberiam a tecnologia até o dia 31 de julho, mas problemas envolvendo a escassez mundial de chips acabaram adiando essa expansão para 29 de setembro de 2022.

Publicidade

Assim que todas as capitais forem contempladas, as próximas cidades a entrarem para essa expansão serão aquelas com mais de 500 mil habitantes. É possível que os prazos citados acima sejam adiantados.

De acordo com o Governo Federal, os testes com o 5G SA em Brasília se iniciaram no último sábado (2/7) e contaram com ajuda de empresas de radiofusão para eliminar a interferência do sinal utilizado pela TV aberta, que utiliza um faixa bem próxima à reservada para o 5G.

via TechTudo

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
2023 Apple History Calendar

Calendário temático destaca lançamentos de softwares da Apple

Próximo Artigo
The Division Resurgence - Ubisoft

"The Division Resurgence", da Ubisoft, será lançado para iOS e Android

Posts Relacionados