O melhor pedaço da Maçã.
5G no iPhone

Brasília é a primeira cidade do país a implementar o 5G “puro”

A cidade de Brasília (DF) é a primeira do país a contar com o sinal 5G “puro”, também conhecido como 5G SA (Standalone) por operar na faixa de 3,5GHz. A liberação da rede ocorreu nesta quarta-feira às 5h e, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já está disponível em 80% do território da capital federal.

Publicidade

A tecnologia, vale lembrar, promete velocidades de download/upload acima de 1Gbps, maior estabilidade e uma latência consideravelmente menor. Clientes das operadoras Claro, TIM e Vivo que possuem um smartphone compatível já podem usufruir da quinta geração da rede móvel na região.

Tecnicamente falando, já era possível acessar o 5G em algumas regiões do Brasil antes dessa liberação, mas apenas na suas versões que compartilham a faixa de transmissão do 4G (5G DSS e 5G NSA) — com impacto direto na velocidade/estabilidade da conexão. Agora, o 5G contará com uma infraestrutura totalmente dedicada, eliminando interferências.

As próximas cidades a receberem o 5G SA serão Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP), embora nenhuma data tenha sido divulgada ainda. De acordo com o edital do leilão do 5G, realizado em 2021, todas as capitais brasileiras receberiam a tecnologia até o dia 31 de julho, mas problemas envolvendo a escassez mundial de chips acabaram adiando essa expansão para 29 de setembro de 2022.

Publicidade

Assim que todas as capitais forem contempladas, as próximas cidades a entrarem para essa expansão serão aquelas com mais de 500 mil habitantes. É possível que os prazos citados acima sejam adiantados.

De acordo com o Governo Federal, os testes com o 5G SA em Brasília se iniciaram no último sábado (2/7) e contaram com ajuda de empresas de radiofusão para eliminar a interferência do sinal utilizado pela TV aberta, que utiliza um faixa bem próxima à reservada para o 5G.

via TechTudo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Calendário temático destaca lançamentos de softwares da Apple

Próx. Post

“The Division Resurgence”, da Ubisoft, será lançado para iOS e Android

Posts Relacionados