É só a Apple disponibilizar novas versões betas que toda a comunidade de desenvolvedores (ou aficionados) correm atrás de novidades — e isso não foi diferente com as recém-lançadas terceiras versões de testes do iOS 16, do iPadOS 16, do macOS Ventura 13, do watchOS 9 e do tvOS 16.
Confira abaixo o que cada sistema trouxe de novo — incluindo recursos, curiosidades e até (veja só) nostalgia.
iOS 16
Quem não gosta de uma boa nostalgia? Pois na beta 3 usuários encontraram o que seria o papel de parede utilizado por Steve Jobs na apresentação do primeiro iPhone, há 15 anos — seria uma homenagem?
Apesar da apresentação icônica, o histórico wallpaper com os peixes-palhaço sequer chegou às versões públicas. Alguns usuários estão vendo, mas outros não, o que pode ser apenas um bug. De qualquer maneira, é possível baixar uma versão (estática) em alta resolução por aqui.
Continuando na nostalgia, anteriormente a Apple já tinha liberado o wallpaper também icônico com a imagem da Terra. Antes, os widgets ficavam atrapalhando a visualização do planeta, mas agora se você tiver widget, a Terra se moverá para baixo; caso contrário, permanecerá logo abaixo do relógio.
Por falar em widgets, o calendário na tela bloqueada não mostra mais informações dos compromissos. Em vez disso, mostra apenas que existe algum compromisso, mas as informações são borradas até que o dono desbloqueie o aparelho — o que é ótimo para evitar bisbilhoteiros.
Continuando na tela bloqueada, na última beta foram adicionados mais dois tipos de fonte, uma mais fina (como a que temos no iOS 15) e uma um pouco mais grossa, para estilizar o relógio digital.
A próxima novidade foi anunciada na keynote de abertura da WWDC22 e agora temos mais detalhes. A Fototeca Compartilhada do iCloud permite facilitar o compartilhamento das suas fotos com seus familiares.
Você poderá configurar, nos Ajustes, se quer compartilhar automaticamente sempre que estiver perto de alguém (por Bluetooth) ou fazê-lo manualmente. Além disso, você verá a opção para ativar o compartilhamento com alguém sempre que tirar alguma foto em casa, mesmo que a pessoa esteja longe. Uma vez que você ativar a Fototeca Compartilhada, a opção será mostrada no app Câmera.
Outra novidade relacionada é que você consegue agora ver especificamente o quanto de espaço suas Fotos e Vídeos estão utilizando no iCloud.
No iOS 16, usuários poderão também adicionar cartões virtuais (oferecidos por alguns bancos) para realizar compras pelo Safari. Utilizando o Preenchimento Automático para os cartões, é possível evitar que os dados de seus cartões fiquem à mostra na tela.
Em Ajustes, a opção de procurar por novas atualizações do sistema também foi modificada levemente. Agora, quando você toca na versão, o alerta está mais simples (não há mais popup) e retiraram o link para o site da Apple.
Ainda nos Ajustes, quando você visualiza umas das opções do iCloud+, há uma tela a mais com explicações dos recursos.
No aplicativo Lembretes, algo bem simples — mas que já era pedido há tempos por usuários — foi adicionado. Agora, você pode optar por mostrar no contador tanto as tarefas que já venceram quando as que vencem “Hoje”.
Além dessas novidades, é bom lembrar que também nesse beta apareceu o Modo de Bloqueio, sobre o qual já tratamos aqui.
watchOS 9
Aparecendo em conjunto no iOS 16 e no watchOS 9, usuários agora têm acesso ao histórico de fibrilação atrial, outro recurso já citado na keynote da WWDC22 (limitado aos Estados Unidos, por enquanto, e ao Apple Watch Series 4 e posteriores — exceto o SE).
iPadOS 16
No iPadOS, a estrela do “show” tem sido o Stage Manager e suas opções de multitarefa para o tablet da Maçã. Na beta 3, ele ganhou uma nova tela de passo a passo para como usá-lo, assim como uma leve atualização no menu (agora com opções identificadas) e um novo seletor de janelas.
Ainda falando do Stage Manager, a Apple passou a permitir na beta 3 que aplicativos do iPhone rodem como janelas individuais no recurso de multitarefa — e, para aplicativos populares do iOS que não possuem uma versão otimizada para iPadOS, como o Instagram, isso significa que usuários podem obter uma experiência “seminormal” graças à nova interface, como visto pelo MacRumors.
macOS Ventura 13
Por fim, um detalhe pequeno está de volta ao macOS: as animações do trackpad. Apesar do retorno, as animações foram modificadas para ficar com a cara do sistema novo.
Por enquanto, não houve nenhuma atualização ou novo detalhe sobre o tvOS 16. Assim que surgir mais detalhes dos sistemas, é claro, voltaremos a falar deles.